Polícia desocupa garimpo ilegal em Novo Mundo (MT)

Nesta segunda-feira (20), a Polícia Militar de Proteção Ambiental e a equipe de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana (Rotam) desocuparam um garimpo ilegal, em Novo Mundo, a 791 km de Cuiabá. Durante a ação, foram apreendidas escavadeiras hidráulicas, uma espingarda e 12 munições.

Segundo a polícia, a equipe encontrou o local depois que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) emitiu um alerta sobre uma área que era usada para garimpo ilegal no município. Ao chegar no local, os policiais encontraram várias cavas e caixas de lavagem, além de motores bombas.

Ainda segundo a polícia, nenhuma pessoa foi localizada no garimpo durante da ação, mas um homem se apresentou à polícia momentos depois, sendo o dono do local. Os policiais pediram a licença de uso da área, mas ele disse que não tinha esse documento.

O suspeito foi conduzido à delegacia de Polícia Civil de Guarantã do Norte, a 721 km de Cuiabá, e recebeu multa no valor de R$ 500 mil pelo crime de fazer funcionar atividade potencialmente poluidora sem autorização dos órgãos ambientais competentes.

A arma também foi encaminhada à delegacia de Guarantã do Norte e a escavadeira deixada na prefeitura de Novo Mundo.

A ação faz parte da operação Guardiões do Bioma, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com apoio do Ministério do Meio Ambiente.

Segundo a polícia, a equipe encontrou o local depois que Sema emitiu um alerta sobre uma área que era usada para garimpo ilegal no município.  — Foto: Polícia Militar

Veja também

Anta é resgatada pelo Corpo de Bombeiros após ser encontrada dentro de residência em Sorriso

Fim da piracema abre temporada de pesca esportiva em Mato Grosso a partir de fevereiro

Filhote de jararaca é capturado pelo Corpo de Bombeiros em posto de combustível no centro de Sorriso

Polícia Militar apreende mais de 100m³ de madeira ilegal em Feliz Natal

Sorriso: coleta de resíduos sólidos volumosos será retomada em janeiro

MP integra força-tarefa para acabar com lixões em Mato Grosso