Morre Bispo emérito de Sinop Dom Gentil Delazari, um dos principais líderes da Igreja Católica de MT

Um dos principais líderes da Igreja Católica em Mato Grosso: Dom Gentil Delazari. Bispo emérito de Sinop, faleceu, na noite desta segunda-feira (31), aos 82 anos de idade. Ele estava internado no Hospital Santo Antônio. A causa do falecimento ainda não foi confirmada.

O bispo diocesano, Dom Canisio Klaus manifestou, em nota, o “profundo pesar da Diocese Sagrado Coração de Jesus ” e “agradece a Deus por todo o trabalho, dedicação e entrega generosa deste Servo de Deus e Missionário, que apascentou por 21 anos nossa Igreja Diocesana, e por seis anos permaneceu conosco como Bispo Emérito. O seu ministério episcopal foi caracterizado pelo anúncio incansável do Evangelho, tornando Cristo mais conhecido e amado, conforme seu lema episcopal ‘Preparai os Caminhos do Senhor’ (Cf. Mt 3,3)”.

Ex-presidente da CNBB Regional Oeste, Dom Gentil foi o segundo bispo diocesano de Sinop, sucedendo Dom Henrique. Ele foi ordenado bispo em março de 1994 em Lageado (RS) e assumiu a diocese Sagrado Coração de Jesus em janeiro de 1995. Seu episcopado ficou marcado pela realização de um grande sonho, a construção foi da Catedral de Sinop, inaugurada em 2007.

Foram 54 anos de vida religiosa. Sua ordenação como padre ocorreu em em julho de 1968 em Relvado (RS). Foi vice reitor em seminário Sagrado Coração de Jesus e de Viamão (RS), reitor do Seminário São João Batista e do Seminário Propedêutico. Dirigiu o Centro Diocesano de Vocações, foi coordenador da Cúria, professor na PUC e outras universidades, dentre outras funções na Igreja Católica.

VELÓRIO E SEPULTAMENTO

Conforme nota divulgada pela diocese, Dom Gentil está sendo velado, nesta terça-feira (1º), na Catedral, desde as 5h e está programada para às 10h Santa Missa. Às 17h será celebrada a Missa de Exéquias, seguida do sepultamento, na Cripta da Catedral, onde está sepultado seu predecessor, Dom Henrique.

Programa Estação Sicredi

Veja também

Sorriso está entre os municípios contemplados em novo credenciamento dos Correios para Pontos de Coleta

Sorriso conquista mais três títulos e garante 100% de aproveitamento em circuito nacional de capoeira

Trabalho integrado prende homem por tráfico de drogas em Sorriso

Motociclista morre após colisão com Fiat Toro na BR-163 em Sorriso

Arena Sorriso recebe etapa Centro-Oeste da Superliga C Feminina a partir de hoje (5)

Ponte do Córrego Grande terá interdições programadas nesta quinta e sexta-feira