Criminosos que usavam Whatsapp para golpe são presos; vítima perdeu R$ 55 mil

Polícias Civil do Paraná e de Mato Grosso deflagraram na manhã desta quarta-feira (9) a Operação Whats Fake, que tem como objetivo combater uma organização criminosa de estelionato praticado por meio de falsos perfis no WhatsApp. Os mandados estão sendo cumpridos em 3 bairros de Cuiabá.

De acordo com as informações da assessoria da Polícia Civil, são 9 ordens judiciais, sendo 5 mandados para prisões preventivas e 4 de busca e apreensão. Justiça decretou ainda o bloqueio de contas bancárias usadas no crime.

Equipes da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) estão cumprindo os mandados nos bairros Centro Político, Jardim Imperial – onde mostra o vídeo divulgado pelas equipes – e Ribeirão do Lipa.

Investigação

Em abril deste ano, vítima de 66 anos, natural de Curitiba, procurou a polícia local para denunciar um golpe que perdeu R$ 55,8 mil. O relato foi de que diversos perfis de WhatsApp fizeram contato com a vítima, se passando pelos irmãos dela, para pedir dinheiro emprestado.

Golpistas usavam as imagens dos irmãos das vítimas no perfil. No golpe, a vítima transferiu dinheiro para 6 contas bancárias. A polícia paranaense descobriu que as conexões criminosas estavam instaladas em Cuiabá.

Aqui, a polícia conseguiu identificar os suspeitos, que já tem passagens criminais por estelionato. Também foi identificado os locais onde aconteceram as conexões de internet para cometerem o crime.

Veja também

Tocando corações: solidariedade de Sorriso chega ao Rio Grande do Sul

Vice-governador Otaviano Pivetta assume governo durante viagem de Mauro Mendes aos EUA

Sorriso: 38 anos de história e crescimento

Sorriso comemora 38 anos com festividades e mensagem de gratidão

Enchentes no RS: hospitais de campanha, envio de recursos, medicamentos e Força Nacional do SUS

Velório e sepultamento da deputada federal Amália Barros ocorrem em Mogi Mirim, São Paulo