Corpo de Bombeiros Militar apresenta seu Plano de Operações para a Temporada de Incêndios Florestais

Foi homologado nesta segunda (13/04), pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato grosso o Plano de Operações para a Temporada de Incêndios Florestais (Potif) para o ano de 2020. O Plano inclui várias ações em etapas de Prevenção, Preparação, Resposta e Responsabilização. O plano é complexo já que os biomas são diferentes e envolve diversas organizações parceiras. Em algumas localidades as etapas acontecem simultaneamente.

Na etapa de preparação, em que o CBM está agora, estão sendo feitos os contatos com as prefeituras interessadas em montar suas brigadas de incêndio florestal, o nivelamento de equipes e a monstagem de salas desconcentradas. O CBM irá usar plataformas de vídeos para capacitar bombeiros que irão lavrar os autos de infração para desmatamento e queimadas, ampliando o alcance do controle de crimes ambientais.

Em 2019 os bombeiros militares foram habilitados a lavrar os autos de infração, em 2020 os militares já iniciam a Temporada de Incêndios Florestais aptos para a função. Uma das ações da fase de preparação prevê uma semana de prevenção aos incêndios florestais. Neste ano a ação acontecerá nos 20 municípios que mais queimaram. Apenas estes município representam 45% do total de focos de calor registrados em 2019.

Desafio em 2020

A estação das chuvas registrou baixo índice pluviométrico até agora, o que pode indicar uma seca com muitos incêndios no estado. Somente nos três primeiros meses de 2020 houve um aumento de 93,4% do número de focos de calor em Mato Grosso.

Veja também

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Onda de calor se estende até sábado (04) e deve atingir 45 municípios de Mato Grosso

Clube Amigos da Terra avança no projeto de revitalização de nascentes do Rio Lira em Sorriso

Justiça determina limpeza de ferro-velho em Ipiranga do Norte para combate ao Aedes aegypti

MT avança na gestão apropriada de resíduos sólidos, aponta relatório da Sema

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte