Corpo de Bombeiros Militar apresenta seu Plano de Operações para a Temporada de Incêndios Florestais

Foi homologado nesta segunda (13/04), pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato grosso o Plano de Operações para a Temporada de Incêndios Florestais (Potif) para o ano de 2020. O Plano inclui várias ações em etapas de Prevenção, Preparação, Resposta e Responsabilização. O plano é complexo já que os biomas são diferentes e envolve diversas organizações parceiras. Em algumas localidades as etapas acontecem simultaneamente.

Na etapa de preparação, em que o CBM está agora, estão sendo feitos os contatos com as prefeituras interessadas em montar suas brigadas de incêndio florestal, o nivelamento de equipes e a monstagem de salas desconcentradas. O CBM irá usar plataformas de vídeos para capacitar bombeiros que irão lavrar os autos de infração para desmatamento e queimadas, ampliando o alcance do controle de crimes ambientais.

Em 2019 os bombeiros militares foram habilitados a lavrar os autos de infração, em 2020 os militares já iniciam a Temporada de Incêndios Florestais aptos para a função. Uma das ações da fase de preparação prevê uma semana de prevenção aos incêndios florestais. Neste ano a ação acontecerá nos 20 municípios que mais queimaram. Apenas estes município representam 45% do total de focos de calor registrados em 2019.

Desafio em 2020

A estação das chuvas registrou baixo índice pluviométrico até agora, o que pode indicar uma seca com muitos incêndios no estado. Somente nos três primeiros meses de 2020 houve um aumento de 93,4% do número de focos de calor em Mato Grosso.

Veja também

Corpo de Bombeiros inicia operação para coibir o uso irregular do fogo em MT

Parceria vai viabilizar uso de maquinário pesado na prevenção e combate a incêndios florestais em MT

Prefeitura notifica 118 terrenos sujos e reforça penalidades para proprietários

Identificados em câmeras de vigilância quatro foram presos por descarte irregular de resíduos em Sorriso

Governo de MT destina R$ 125 milhões para combater incêndios florestais e desmatamento ilegal em 2025

Governo de MT assina decreto que estabelece período proibitivo de uso do fogo