MT realiza última vacinação no estado contra a febre aftosa

Mato Grosso realizou, nessa quinta-feira (15), a última vacinação contra a febre aftosa, em Água Boa, a 736 km de Cuiabá, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o setor produtivo, após 30 anos de imunização. A campanha encerra oficialmente nesse sábado (17).

Segundo o governo de Mato Grosso, a doença trouxe impacto financeiro na pecuária brasileira e passou a ser erradicada por etapas. O estado se tornou livre da doença em 1996 e o vírus continuou se espalhando até 2007. A vacinação do rebanho iniciou-se a partir de 1992, o que segundo o Indea, foi determinante para o combate à doença.

instituto informou que teve que cumprir uma série de requisitos estabelecidos pelo Mapa, para ganhar um novo status sanitário de ser livre de febre aftosa sem vacinação.

Conforme o Fundo Emergencial de Saúde Animal de Mato Grosso (Fesa), somente neste ano, foram destinados aproximadamente R$ 4 milhões para combater as doenças de saúde animal, em bovinos e ovinos do estado mato-grossense.

A Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat) contou que no passado, o estado tinha milhares de focos de febre aftosa, com mais de 50 mil focos por ano. Segundo a associação, o produtor vacinava quase 99% dos animais.

Veja também

Polícia investiga omissão de socorro em acidente com motociclista em Sorriso (veja vídeos)

Homem em situação de rua é esfaqueado em briga em praça de Sorriso

Acusado de matar esposa e esfaquear filha de 7 anos, agrônomo é transferido para presídio em Sorriso

Defesa Civil orienta população para cuidados com a saúde após queda de temperatura em MT

Bombeiros realizam resgate delicado de vítima presa em caminhão após colisão em Sorriso

Onda de frio deve atingir pelo menos sete estados, alerta Inmet