MPMT repudia ataques às instituições da República e à democracia

Por meio de nota, o Procurador-geral da Justiça de Mato Grosso, José Antônio Borges Pereira publicou nota repudiando os ataques feitos aos poderes constituídos do Brasil neste domingo (08-01).

Na nota o procurador cita “atos violentos praticados por criminosos travestidos de manifestantes” e lembra que a eleição no Brasil ocorreu “de forma ordeira, pacífica e democrática”.

Leia a nota na íntegra: 

Movido pelo estrito cumprimento do seu papel institucional e constitucional de defesa do Regime Democrático de Direito, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso vem manifestar seu mais forte repúdio e condenação aos inaceitáveis atos violentos praticados por criminosos travestidos de manifestantes contra instalações do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto, com o nefasto objetivo de desestabilizar os poderes constituídos e colocar em xeque a democracia em nosso país.

Os inaceitáveis atos devem ser repelidos de plano pelos órgãos responsáveis pela defesa do regime democrático com o rigor que o momento exige, à luz da Constituição e das leis, com a justiça responsabilizando aqueles que, direta ou indiretamente, participaram ou contribuíram para os ataques às instituições.

Em 30 de outubro de 2022, o povo brasileiro, de forma ordeira, pacífica e democrática foi às urnas para eleger um novo governo, e a vontade popular deve ser respeitada e acatada por cada cidadão deste país.

O Ministério Público de Mato Grosso se junta ao Ministério Público Brasileiro e às demais instituições comprometidas com o Regime Democrático de Direito para afirmar que estará atento e pronto para, de forma legal e constitucional, agir em defesa da democracia tão arduamente conquistada pelo povo brasileiro.

José Antônio Borges Pereira
Procurador-geral de Justiça de Mato Grosso

Veja também

Homem é esfaqueado em bar no bairro São José e suspeito é contido por populares

Motociclista fica ferido em colisão no centro-norte de Sorriso

Secretaria avança em projetos e anuncia entrega de máquinas com presença do ministro Fávaro

Projetos culturais incentivam leitura entre crianças em Sorriso

MPMT participa da Conferência Municipal de Assistência Social de Sorriso

Cresol encerra Plano Safra 24/25 com R$ 13 bi e projeta novo recorde de crédito rural