Sorriso: campanha Janeiro Roxo debate identificação e tratamento da hanseníase

Janeiro não é somente Branco. É Roxo também. E a cor é para chamar a atenção em relação à uma doença silenciosa. Trata-se da hanseníase. Conforme Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde em 2022, entre os anos de 2016 e 2020, foram diagnosticados no país 155.359 casos novos de hanseníase; 86.225 ocorreram no sexo masculino, o que corresponde a 55,5% do total.

E para debater questões relativas a como identificar e realizar o encaminhamento correto via rede pública de saúde, na próxima semana, nos dias 26 e 27 de janeiro, a fisioterapeuta Carla Di Domênico Martins, irá ministrar a “Oficina do Protocolo de Hanseníase” dedicada à enfermeiros e agentes comunitários de saúde (ACSs) da rede municipal. Nas duas datas – 26 e 27; a formação será realizada na própria Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas), das 7 às 11 horas.

Além disso, mais dois momentos devem ser realizados com a presença de enfermeiros e médicos e conduzidos pela dermatologista Juliana Alves Reis. A intenção é ampliar o debate sobre a doença.

Janeiro Roxo

De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas mais comuns da enfermidade são manchas na pele, resultando em lesões e perda de sensibilidade na área afetada. Em alguns casos também são relatadas fraqueza muscular e sensação de formigamento nas mãos e nos pés. Quando os casos não são tratados no início dos sinais, a doença pode causar sequelas progressivas e permanentes, incluindo deformidades e mutilações, redução da mobilidade dos membros e até cegueira.

A hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium Leprae, também conhecida como bacilo de Hansen (em homenagem à Gerhard Hansen, o médico e bacteriologista norueguês descobridor da doença, em 1873). O bacilo se reproduz lentamente e o período médio de incubação e aparecimento dos sinais da doença é de aproximadamente cinco anos, segundo informações da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

O Dia Mundial de Combate e Prevenção da Hanseníase é celebrado sempre no último domingo do mês de janeiro, o que faz com o mês também carregue o nome de “Janeiro Roxo” especificamente neste ano, a data cai no dia 29.

Veja também

Casa do Mel inaugura neste sábado em frente à Praça da Juventude

Feijoada das Mães beneficente: ajude o pequeno Daniel a enxergar o futuro

Dois menores de idade são detidos pela Polícia Militar com entorpecentes

Polícia detém suspeita por uso ilícito de drogas durante operação integrada em Sorriso

Atleta sorrisense Eduardo Furtado participa do Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2024 no Rio de Janeiro

Caminhonete roubada há 12 anos é recuperada pela PRF em Sorriso