Governador articula liberação da Ferrogrão e melhorias para as BRs 158 e 242

O governador Mauro Mendes pediu empenho do ministro dos Transportes, Renan Filho, para a liberação da Ferrogrão e nas obras necessárias para a melhoria das BRs 242 e 158.

Mauro se reuniu com o ministro na noite desta quinta-feira (26.01), junto dos senadores Wellington Fagundes, Jayme Campos e Margareth Buzetti. Também participaram da reunião os secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil) e Rogério Gallo (Fazenda).

“Essas são importantes obras que tenho a certeza que sob a experiência do ministro Renan Filho, haverão de andar em Mato Grosso. Essas são obras estruturantes para o agronegócio brasileiro e para toda a população mato-grossense”, afirmou o governador.

Mauro Mendes explicou que o trecho de 120 km da BR-158 que precisa ser executado contorna a reserva Marãiwatsédé, cortando os municípios de Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada e Alto Boa Vista, e há anos não consegue liberação. Com isso, os caminhoneiros sofrem com atoleiros, buracos e congestionamentos.

Na BR-242, o principal problema é no trecho que liga o distrito de Santiago do Norte a Querência, por conta de pendências em licencas ambientais.

Já a Ferrogrão, de acordo com o governador, será uma importante alternativa para o escoamento da produção, que vai se somar à Ferrovia Estadual viabilizada pelo Governo de Mato Grosso – já em obras. A ferrovia vai ligar o município de Sinop até o porto de Miritituba, no Pará.

“Mato Grosso é um estado muito importante para o desenvolvimento nacional e nós vamos nos dedicar para melhorar a infraestrutura e facilitar a vida de quem produz e de quem mora na região. Daremos prioridade a essas obras em Mato Grosso são as obras da 242 e da 158”, afirmou o ministro.

O senador Wellington Fagundes também pediu agilidade na concessão da BR-364, na região de Rondonópolis.

“A BR-364, de Rondonopolis a Jataí, que já está duplicada até Jataí, é uma concessão que o ministério já está trabalhando junto com a ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres]. Essa concessão é extremamente importante e viável também”, relatou o senador.

Veja também

Pesquisadores brasileiros criam teste rápido para bebidas adulteradas

Corpo de Bombeiros homenageia militares pioneiros da corporação em Mato Grosso

Centro de inovação leva transição energética para dentro de indústria

CPMI do INSS ouve ex- dirigentes de associação e conselho nessa segunda-feira

Sorriso: homem é encontrado morto ao lado de caminhão

Governo de MT entrega casas para famílias em situação de vulnerabilidade em Lucas do Rio Verde