TCE cobra Prefeitura de Sorriso para cumprir regra de cotas para pessoas presas e egressas do sistema prisional

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE MT) emitiu a Recomendação Orientativa Conjunta 01/2023, no dia 23 de janeiro deste ano, cobrando a Prefeitura de Sorriso pelo não cumprimento da “cota de pessoas presas e egressas do sistema prisional nas contratações públicas”. A medida estabelece que cada empresa contratada pelo Município, seja para a execução de uma obra ou prestação de serviço, destine um porcentual que varia de 5% a 10% de todas as suas vagas a pessoas que estejam cumprindo pena ou que já tenham pago sua dívida com a Justiça e precisem retornar ao mercado de trabalho.

O prefeito Ari Lafin liderou uma reunião nesta quarta-feira (15 de fevereiro), com a presença da juíza Emanuelle Chiaradia Navarro Mano, do diretor penal de Sorriso, Enilson Castro, do vereador Diogo Kriguer, além dos secretários municipais e demais servidores públicos para discutir o assunto. Permitir que reeducandos possam trabalhar não é novidade em Sorriso, visto que o projeto Mão Amiga já viabilizou a contratação de reeducandos em reformas, pinturas e limpeza urbana, por meio de uma parceria entre Executivo e Judiciário.

No entanto, a cobrança do TCE é para que as empresas contratadas pelo Poder Executivo destinem uma vaga de trabalho formal para estas pessoas, sem risco de provocar o desemprego de uma pessoa não-apenada, mas sim uma oportunidade real de reintegração ao mercado de trabalho da população carcerária. Para isso, será necessário formalizar um grupo de trabalho para a seleção e encaminhamento destes reeducandos, respeitando o perfil de cada um. A Juíza acrescentou que o trâmite será viabilizado pelo Escritório Social, que deve entrar em funcionamento no próximo mês.

Veja também

Ação de Forças de Segurança prende mulher em MS por morte em Sorriso

Polícia Civil de Sorriso apreende menor de idade por participação na execução de Giovanni

Deputada Amália Barros morre aos 39 anos em São Paulo

Casa do mel é inaugurada em Sorriso com inúmeras variedades de chás e temperos

Pai e filho são presos pela Polícia Civil por estupro de vulnerável e ameaça

Polícia Civil apreende quase 370 tabletes de droga