Visando incentivar a leitura na cidade, todos os polos culturais do município vão passar a contar com “gelotecas”, geladeiras descartadas que, após passarem por um tratamento especial, deixam de ir para o lixo e passam a armazenar histórias que reforçam gratuitamente o hábito da leitura em sorrisenses de todas as idades.
A distribuição das gelotecas está sendo realizada pela BPW Sorriso, a unidade sorrisense da rede internacional de mulheres. Quem quiser contribuir com a iniciativa por meio da doação de livros pode levar os exemplares na sede da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES), localizada na Rua Tenente Lira, 230, Centro-Norte.
Além de atender os polos onde são ministradas as aulas de música, dança, teatro e pintura, a ação também se estende a outros locais. A primeira geloteca foi instalada no polo cultural do Centro de Eventos Ari José Riedi, e uma segunda unidade deve passar, em breve, a compor a paisagem do Parque Ecológico Claudino Francio.
A ideia é simples: pegar um livro, degustar a leitura e devolver o exemplar. Pode ser na mesma geloteca onde ele foi pego ou em outra. A iniciativa tem também um cunho sustentável, uma vez que utiliza geladeiras descartadas para a criação de bibliotecas, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
“Estamos muito felizes por sermos contemplados com esse projeto, que vai reforçar, principalmente entre as crianças e adolescentes que participam de nossas oficinas culturais, a importância da leitura como ferramenta de educação, inclusão e diversão”, destaca a secretária de Cultura, Turismo e Juventude, Marisa Netto.
A BPW é uma Organização Não Governamental (ONG) de utilidade pública, sem fins lucrativos, sem finalidade política partidária e não assistencial. Tem como objetivo a promoção de melhores condições para a participação feminina nos setores produtivos e nos diversos espaços de poder. Realiza projetos que fomentam o empreendedorismo e a capacitação de líderes para melhorar a qualidade de vida de mulheres e meninas em todo o mundo.