Sorriso: médico do Instituto do Câncer destaca avanços em pesquisas e tratamentos

O câncer é a segunda principal causa de morte no mundo: 1 a cada 6 mortes estão ligadas à doença. Em 2023, estima-se 704 mil novos casos da doença no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

O tumor maligno mais incidente no país é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

Como neste mês celebramos o Dia Mundial de Combate ao Câncer, nós convidamos para falar com a gente o médico oncologista clínico, pesquisador e sócio fundador do grupo Instituto do Câncer Brasil, Dr. José Marcio Barros de Figueiredo.

Ele falou na entrevista sobre o que é o câncer, ressaltando que alguns casos podem ser evitados com mudanças simples no estilo de vida.

Destacou ainda que muitos tipos de câncer têm cura, principalmente, quando descobertos na fase inicial, por isso, o diagnóstico precoce faz toda a diferença.

Dr. Márcio falou ainda sobre o avanço dos estudos envolvendo o genoma humano, que tem sido um grande aliado do paciente na prevenção e no tratamento de câncer e sobre os projetos para que em Sorriso os pacientes possam participar de avançadas pesquisas.
Veja mais no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Espetáculo “Sinal Verde Para a Alegria” leva educação para o trânsito a alunos de Sorriso

IFMT Sorriso abre inscrições para concurso público e anuncia novos cursos noturnos a partir de 2026

Carro pega fogo no Jardim Aurora e mobiliza Corpo de Bombeiros em Sorriso

Sorriso promove ações do Novembro Azul com foco na prevenção ao câncer de próstata e na saúde integral do homem

Campanha de Cadastro de Doadores de Medula Óssea mobiliza Sorriso nos dias 4 e 5 de novembro

Sala do Empreendedor de Sorriso promove Semana de Regularização do Simples Nacional