Censo Demográfico: IBGE encerra fase de coleta e inicia etapa da apuração

O IBGE encerrou ontem, 28 de fevereiro, a cobertura da coleta domiciliar do Censo Demográfico, alcançando 189.261.144 pessoas recenseadas (91%), levando em conta a prévia da população divulgada em 28 de dezembro de 2022. O Instituto informa que se inicia hoje, 1º de março, a Etapa de Apuração. Já a divulgação dos primeiros resultados do Censo será feita no final de abril.

A Etapa de Apuração compreende os trabalhos de Análise dos Dados do Censo, a serem realizados pelo Comitê de Fechamento do Censo (CFC). Ressaltamos que estes trabalhos – que incluem verificações específicas de setores censitários e municípios selecionados pelo CFC – vão implicar alguns retornos a campo, para efeito de:

Trabalho de Supervisão Pontual, a ser realizado pela equipe especial de supervisores, indicada pela Comissão de Planejamento e Organização do Censo; Trabalho de Crítica e Consistência dos Dados; Trabalho de Imputação dos Dados; Análise dos Primeiros Resultados; até a definição da Divulgação dos Primeiros Resultados.

Por conta de todos estes cuidados de checagem, verificação e refinamento da coleta, nesta Etapa de Apuração é importante frisar que alguns domicílios ainda vão receber visitas de recenseadores ou supervisores. Também cabe lembrar à sociedade que segue em operação a Pesquisa de Pós-Enumeração (PPE).

Uma das etapas do Censo Demográfico, a PPE contempla uma amostra de cerca de 1,5% dos setores censitários. Seu principal objetivo é fornecer recursos para a avaliação da cobertura e da qualidade da coleta.

Possíveis falhas na cobertura e na qualidade das informações declaradas pelos moradores são fenômenos comuns em censos demográficos de diversos países, uma vez que os censos são operações complexas, sujeitas a imprecisões que cabem ser conferidas e corrigidas.

A PPE ajuda a verificar se ocorrem e onde ocorrem imprecisões. Ela contribui diretamente para a maior transparência dos resultados do Censo Demográfico, fornecendo elementos para melhor interpretação e utilização por parte dos usuários. A PPE é usada ainda para identificar áreas que podem exigir maior atenção em operações futuras e para fornecer subsídios aos trabalhos de elaboração das estimativas e projeções populacionais.

A Pesquisa de Pós-Enumeração é parte integrante do projeto do Censo Demográfico. Ela tem por princípios básicos a independência e a igualdade de condições em relação ao Censo. Para garantir tais princípios, a PPE utiliza os mesmos conceitos e fundamentos adotados no Censo, bem como os mesmos instrumentos de coleta e supervisão.

O IBGE realiza pesquisas desta natureza desde o Censo Demográfico de 1970. Portanto, a realização da avaliação direta dos Censos através de pesquisas de Pós-enumeração tem sido prática no país nos últimos 50 anos.

Veja também

Pesquisadores brasileiros criam teste rápido para bebidas adulteradas

Corpo de Bombeiros homenageia militares pioneiros da corporação em Mato Grosso

Centro de inovação leva transição energética para dentro de indústria

CPMI do INSS ouve ex- dirigentes de associação e conselho nessa segunda-feira

Sorriso: homem é encontrado morto ao lado de caminhão

Governo de MT entrega casas para famílias em situação de vulnerabilidade em Lucas do Rio Verde