Com o Plano de Saneamento elaborado, Sorriso inicia aplicações práticas

O pontapé para o início das ações práticas do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), foi dado ontem, 02 de março, na Conferência Municipal de Saneamento Básico. Na data, a equipe do Núcleo Interdisciplinar de Saneamento Ambiental (Niesa) da Universidade Federal de Mato Grosso realizou a entrega oficial do plano elaborado para Sorriso com a apresentação de todo o trabalho desenvolvido até então e com a projeção de possíveis cenários para o Município para os próximos 20 anos.

“A partir de agora daremos início a uma nova etapa que é a aplicação do Plano na prática”, frisa o coordenador do Programa Eco Sorriso, Diogo Martins, que acompanhou de perto a construção do plano. “Temos agora um cenário de investimentos futuros traçado e também de números para acompanhamento e monitoramento”, diz.

O cenário futuro apresenta dados sobre necessidade e consumo de água; rede de esgoto; ações de drenagem e destinação correta de resíduos sólidos já levando em consideração a taxa de projeção de desenvolvimento do Município com a elaboração de programas e projetos para cada um dos itens trabalhados.

Como medidas imediatas, já apontadas e previstas no Plano, Diogo cita a reativação do Conselho Municipal de Saneamento; criação de um Departamento de Saneamento e atualização do Plano Diretor do Município. “Essas são as primeiras ações após a aprovação da Lei 3.331, de 15 de dezembro, que instituiu a Política Municipal de Saneamento Básico, o Plano Municipal de Saneamento Básico”, explica.

“O Plano Diretor tem informações fundamentais como o zoneamento da cidade, crescimento da área urbana e do esgotamento sanitário, são todos itens que precisam passar por revisão”, adianta. “Contamos com a presença da nossa comunidade para demonstrarmos como o Plano de Saneamento será conduzido e aplicado em Sorriso”, finaliza.

Veja também

Governo de MT abre inscrições para sorteio de 25 mil ingressos para corrida da Stock Car

Feira Caminho das Artes transforma Sorriso em palco de cultura e criatividade local

Governador defende lei que coloque facções como terroristas: “Todo dia matam 100”

Polícia Civil investiga empresas que simulavam concorrência para direcionar contratações com dinheiro público

Homem é preso em flagrante por agredir esposa e abandoná-la em rodovia após discussão em Nova Ubiratã

Homem é preso em flagrante após furtar 368 placas eletrônicas da empresa Oi em Sorriso