Sorriso: UPA registra mais de 1,2 mil atendimentos em três dias e secretário de saúde pede ajuda da população

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sara Akemi Ichicava, em uma cidade não especificada, registrou mais de 1,2 mil atendimentos em três dias, de acordo com dados divulgados pelo secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro. Foram 399 atendimentos na segunda-feira, 382 na terça-feira e 424 na quarta-feira. Segundo o secretário, mais de 50% dos atendimentos foram de situações de baixa complexidade.

Marchioro explicou que a equipe da UPA foi reforçada com seis médicos atendendo por período para lidar com o grande volume de pacientes, mas os atendimentos de alta complexidade exigem mais tempo e dedicação, o que pode resultar em espera para aqueles com situações de baixa complexidade.

Ele recomenda que aqueles que apresentam sintomas gripais leves ou precisam de curativos procurem o Programa de Saúde da Família (PSF) mais próximo de sua casa para agilizar seu próprio atendimento.

No entanto, o gestor enfatizou que, em situações de emergência ou urgência, é necessário ir diretamente à UPA. Durante os três dias analisados, houve 95 registros de emergência envolvendo pacientes em paradas cardíacas, acidentados e outras situações de risco de vida. Marchioro disse que a UPA está com 20 pacientes internados aguardando vagas para hospitais, que estão com leitos lotados devido à pandemia.

Veja a entrevista no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Start Sebrae em Sorriso reúne mais de 200 participantes

Prevenção e diagnóstico precoce são aliados no combate ao câncer, alerta oncologista em entrevista na Sorriso FM

Vereador assume liderança de governo e defende avanço no zoneamento urbano de Sorriso

Cursos de capacitação em parceria com o Senac são destaque no programa A Voz do Povo

Campanha de doação de sangue do Rotary Clube de Sorriso segue até sábado (07)

Carreta carregada com tijolos tomba entre residências no bairro São José, em Sorriso