Governo de Mato Grosso está próximo de concluir compra da Rota do Oeste para garantir duplicação da BR-163

Governo de Mato Grosso está cada vez mais próximo de concluir o processo de compra da Concessionária Rota do Oeste, segundo afirmou o governador Mauro Mendes nesta segunda-feira (03.04). O objetivo da compra é garantir as obras de duplicação da BR-163, que estão atrasadas e causando prejuízos sociais e econômicos para a população.

Para concretizar a compra, o governo aguarda a resolução de duas questões no Tribunal de Contas da União (TCU) e a formalização de um contrato de renegociação de dívidas com os bancos. Segundo o governador, esses pontos estão próximos de serem resolvidos e acredita-se que isso aconteça já na próxima semana.

A proposta do governo é que a MT Par, sociedade de economia mista do estado, assuma o controle da concessão para acelerar as obras de melhorias na rodovia federal. Essa solução foi considerada inovadora pelo TCU e tem sido referência para outros estados que enfrentam dificuldades em concessões de rodovias.

Como parte da proposta, o governo negociou a dívida junto aos bancos credores da Odebrecht e na sexta-feira (31.03), a última instituição financeira, a Caixa Econômica Federal, aprovou a proposta de pagamento. Agora, um contrato deverá ser assinado com todos os bancos ao longo dessa semana.

A primeira medida a ser tomada após o Estado assumir o controle da Concessionária será a contratação da primeira obra de duplicação, no trecho prioritário entre o Posto Gil e Nova Mutum. O investimento previsto na companhia será de mais de R$ 1 bilhão, segundo o governador.

Veja também

Comércio é consumido pelo fogo durante a madrugada em Sorriso

Participantes de 30 municípios debatem duplicação da BR-163

Sorriso: mãe enfrenta júri dia 21 de junho por esquartejar bebê

Casa do Mel inaugura neste sábado em frente à Praça da Juventude

Feijoada das Mães beneficente: ajude o pequeno Daniel a enxergar o futuro

Dois menores de idade são detidos pela Polícia Militar com entorpecentes