Protocolo de Atendimento criado pelo MP é elogiado em Sorriso

O “Protocolo de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica, Familiar e Outras Violências Contra o Gênero Feminino” elaborado pelo Ministério Público de Mato Grosso foi elogiado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar no âmbito do Tribunal de Justiça (Cemulher-MT), nesta terça-feira (4). O material foi apresentado em reunião com representantes da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher do município de Sorriso (a 420km de Cuiabá), no Fórum da comarca.

A assessora da Cemulher Ana Emília Sotero exaltou a publicação, reconhecendo a importância da padronização no atendimento às mulheres vítimas de violência. O protocolo, elaborado pelo Centro de Apoio Operacional (CAO) sobre Estudos de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e Gênero Feminino do MPMT, foi lançado no dia 17 de março deste ano com objetivo de estabelecer uma política institucional interna de atendimento às mulheres, cisgênero e transgênero em situação de violência doméstica, familiar e outras formas de violência contra o gênero feminino, além das vítimas indiretas e pessoas economicamente dependentes.

A promotora de Justiça Fernanda Pawelec Vasconcelos, coordenadora do CAO, explicou que o protocolo prevê atendimento humanizado das vítimas, visando a proteção integral, a promoção de direitos e, sobretudo, o apoio e acolhimento das mulheres em situação de violência. Além disso, traz ações coordenadas para evitar a vitimização secundária, facilitar o acesso à informação e viabilizar providências e encaminhamentos à rede de serviços de políticas públicas.

“Oferecer um serviço ministerial especializado, por meio de equipes multidisciplinares, ambientado em local adequado, contempla não apenas o atendimento aos interesses individuais das vítimas e seus familiares, mas também fortalece o encargo institucional de fomentar políticas públicas voltadas à defesa dos direitos das mulheres”, esclareceu, acrescentando que o protocolo estabelece um sistema de registro do atendimento interno para levantamento de dados, o que possibilita a identificação da melhor estratégia para o enfrentamento e para a capacitação dos integrantes do MPMT.

Veja também

Ação de Forças de Segurança prende mulher em MS por morte em Sorriso

Polícia Civil de Sorriso apreende menor de idade por participação na execução de Giovanni

Deputada Amália Barros morre aos 39 anos em São Paulo

Casa do mel é inaugurada em Sorriso com inúmeras variedades de chás e temperos

Pai e filho são presos pela Polícia Civil por estupro de vulnerável e ameaça

Polícia Civil apreende quase 370 tabletes de droga