Governo de Mato Grosso anuncia instalação de 5 mil câmeras de monitoramento em escolas do estado

O governo de Mato Grosso anunciou nesta quarta-feira (12) a instalação de cinco mil câmeras de monitoramento nas escolas do estado. A medida é parte de um conjunto de sete propostas de segurança apresentadas pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) para a rede pública de ensino.

Além das câmeras, as propostas incluem a criação de uma central de atendimento via WhatsApp, ronda policial ostensiva, botão do pânico, ampliação da cultura de paz nas escolas, psicólogos para alunos e professores, fechamento dos portões e acesso somente para funcionários e estudantes, com pais agendando entrada nas escolas.

As medidas foram anunciadas após registros de ataques em escolas do país e ameaças a unidades de ensino do estado. “Hoje vivemos um momento de tensão no país. Tivemos uma reunião com entes de várias instituições. Penso que todas essas ações, juntas, podem fazer a diferença”, pontuou a promotora da Comarca de Cuiabá, Gileade Maia.

A cidade de Cuiabá e a região metropolitana de Várzea Grande serão as primeiras a receber as câmeras de segurança, com a instalação prevista para os próximos 60 dias. Mais de 1,1 mil câmeras serão instaladas somente na baixada cuiabana, segundo o secretário de Educação, Alan Porto.

As Forças de Segurança também anunciaram um reforço das equipes policiais que atenderão especificamente as escolas públicas e particulares com rondas ostensivas.

Veja também

Seduc inicia período de recebimento de documentos e confirmação da Matrícula Web

Inscrições para professor formador do Cemfor serão realizadas nesta semana

Faculdade Atenas de Sorriso anuncia bolsas de estudo para curso de Direito

Gestores de escolas municipais de Sorriso são empossados para biênio 2026/2027

Em busca de equidade, Unemat inicia MBA inédito para formação de lideranças femininas

Avaliação da Educação Municipal é positiva, afirma secretária Adriana Reichert