O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deste ano pode ser pago com desconto de 10% ou 5%, a depender da quantidade de parcelas escolhidas pelo motorista, de acordo com a Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz).
As mudanças no calendário do IPVA 2023, como data de vencimento e as opções de parcelamento, foram publicadas nesta quarta-feira (19.04) no Diário Oficial do Estado.
O parcelamento já havia sido ampliado pelo governo, que passou de no máximo seis vezes para até oito, sem acréscimo de juros.
Segundo a Sefaz, o motorista que optar por pagar o imposto à vista tem desconto de 15%. Até ano passado, o benefício era concedido entre 5% ou 3%, dependendo da data em que o IPVA era pago.
A escolha da forma de pagamento do tributo deve ser feita pelo motorista até o dia 31 de maio deste ano. O governo informou que o motorista que escolher pagar à vista ou parcelado deve seguir a mesma data para efetuar o pagamento com direito ao benefício.
O parcelamento pode ser feito em até oito vezes e, para que seja efetivado, a primeira parcela deve ser paga até o dia 31 de maio. Para pagamento em duas vezes será concedido um desconto de 10% e de 5% em três parcelas. Valores parcelados em mais de 4 vezes não terão redução, de acordo com o governo.
Para pagar o IPVA o motorista deve acessar o site da Sefaz, clicar no banner “IPVA 2023” e em seguida escolher a opção “Pague seu IPVA”.