Patrulha Rural prende três homens por exploração em garimpo ilegal e desmate

Policiais militares da Patrulha Rural, do 8º Batalhão, prenderam, nesta quarta-feira (05.07), no âmbito da Operação Mata Virgem, três homens por crimes ambientais e porte ilegal de arma de fogo, em uma zona rural do município de Paranaíta (838 km de Cuiabá). Os militares apreenderam um trator, um veículo e uma arma de fogo calibre 22, além de munições.

Conforme informações do boletim de ocorrência, o denunciante relatou que adquiriu a área há algumas semanas, mas, quando foi visitar a propriedade, identificou um grupo de homens e máquinas realizando a extração irregular de minério e madeiras na região. A vítima não informou de quem teria adquirido o imóvel.

Após a denúncia e a partir do sistema de georreferenciamento, os policiais identificaram uma área de garimpo não legalizado em atividade de operação, extração e lavração de recursos naturais sem autorização, concessão ou licença de órgãos competentes.

Ao se deslocarem para propriedade, as equipes encontraram diversas barracas utilizadas pelos suspeitos, ferramentas para extração de minério e maquinário. Ainda no local, as equipes apreenderam uma arma de fogo e munições.

Os suspeitos confesseram que não teriam nenhum tipo de documentação para extração de minério ou madeira.

Diante dos fatos, o trio e todo material apreendido foram encaminhados à delegacia para registro do boletim de ocorrência e demais providências que o caso requer.

Veja também

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Onda de calor se estende até sábado (04) e deve atingir 45 municípios de Mato Grosso

Clube Amigos da Terra avança no projeto de revitalização de nascentes do Rio Lira em Sorriso

Justiça determina limpeza de ferro-velho em Ipiranga do Norte para combate ao Aedes aegypti

MT avança na gestão apropriada de resíduos sólidos, aponta relatório da Sema

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte