Governo de Mato Grosso fortalece combate a incêndios florestais com a instalação da Sala de Situação Central

O Governo do Estado de Mato Grosso avança no aprimoramento das estratégias de combate aos incêndios florestais com a instalação da Sala de Situação Central (SSC). O Decreto nº 392, publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (09.08), oficializa a criação dessa iniciativa que busca fortalecer o controle, otimização de recursos e integração das ações para enfrentar os incêndios florestais no Estado.

A SSC, que terá sua base no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), será coordenada pela diretoria operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso. A coronel Vivian Rizziolli Corrêa, diretora operacional, destaca a relevância dessa medida para a eficácia das ações de combate a incêndios. “A instalação da Sala de Situação é mais uma importante ação do Governo do Estado para garantir ações eficientes e integradas de combate aos incêndios florestais e queimadas ilegais”, enfatiza.

A criação da Sala de Situação centralizada visa promover a colaboração e troca de informações entre diversas entidades governamentais e agências de segurança, a fim de otimizar os esforços conjuntos na contenção dos incêndios. Entre as funções desse órgão estão o compartilhamento de informações sobre operações em andamento, o monitoramento de queimadas ilegais e a busca por soluções coletivas para o controle dos incêndios florestais.

Representantes de várias entidades integram a SSC, incluindo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Secretaria Adjunta de Integração Operacional, Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil, Polícia Militar de Mato Grosso, Polícia Civil de Mato Grosso e Perícia Oficial e Identificação Técnica de Mato Grosso.

Além dessas entidades, a sala também conta com a participação de convidados que desempenham um papel crucial na preservação ambiental e na gestão de emergências, como o Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, Fundação Nacional do Índio, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária e Sesc Pantanal.

Para reforçar o combate aos incêndios florestais, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso conta com uma plataforma de monitoramento via satélite, que proporciona dados mais precisos e em tempo real para a eficiência no atendimento de ocorrências. A iniciativa integra o investimento de R$ 77,4 milhões destinados pelo Governo do Estado para o combate a incêndios florestais e desmatamento ilegal em 2023, representando um aumento de 29% em comparação ao ano anterior, demonstrando o compromisso das autoridades em conservar o meio ambiente e preservar a biodiversidade do Estado.

Veja também

CCPI Sorriso encerra atividades do ano com orientações sobre direitos dos idosos

Em 2025 mais de 1,7 milhão de veículos do Estado foram licenciados de forma 100% online

Programa SER Família Solidário vai distribuir 100 mil cestas de Natal para municípios de todo o Estado

Concurso Nacional Unificado 2025

Ações do Governo garantem redução histórica e o menor número de focos de calor em 27 anos

Agência Brasileira de Inteligência: segurança nas eleições e ataques com IA são desafios para 2026