Sorriso: mais de 100 mulheres participam de evento alusivo ao Agosto Dourado

No último sábado, 12 de agosto, mais de 100 mulheres se reuniram na Praça CEU em Sorriso para participar do evento “Amamentar é um ato de amor”. O encontro, que contou com a presença de profissionais da saúde, gestantes, mães em fase de amamentação e suas famílias, teve como objetivo promover e debater os diversos benefícios da amamentação. O evento foi marcado por um circuito de oficinas que ofereceu uma ampla gama de serviços e informações relacionados à maternidade e à saúde.

Os participantes tiveram acesso a informações abrangentes sobre amamentação, desenvolvimento infantil, planejamento familiar, saúde bucal para mães e bebês, alimentação saudável, posturas adequadas, aleitamento materno, exercícios durante a gestação, pré-natal, trabalho de parto, período pós-parto, cuidados com recém-nascidos e vacinação para mães e bebês. Além disso, foram realizadas aferições dos sinais vitais e testes de glicemia.

O evento não se limitou apenas a aspectos relacionados à maternidade e saúde. Os participantes também tiveram acesso a orientações sobre pré-cadastro habitacional pela Secretaria de Assistência Social, testes de acuidade visual oferecidos pelo Lions Clube e informações sobre educação financeira pela Cooperativa Sicoob. O Corpo de Bombeiros também apresentou detalhes sobre a manobra de Heimlich.

Sílvia Gehring, coordenadora do Departamento de Educação em Saúde, ressaltou a importância dos temas abordados no evento. Ela destacou que bebês amamentados no peito têm uma maior facilidade para aprender a falar corretamente, enfatizando como todas essas temáticas são fundamentais para o desenvolvimento saudável das crianças.

A realização do evento contou com uma colaboração abrangente de várias entidades e profissionais. A Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas), a Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES), profissionais das Unidades Básicas de Saúde, estudantes universitários das faculdades Anhanguera e Atenas, Senac, profissionais da Academia da Saúde, Lions Clube, Sicoob e a Secretaria de Assistência Social se uniram para oferecer esse dia de informações e conscientização.

Além do evento principal, estão programados momentos adicionais de discussão e conscientização. Rodas de conversa serão realizadas nas salas de espera dos Postos de Saúde da Família (PSFs). Também está previsto um treinamento com equipes de enfermagem para abordar a Nota Técnica n.º 39/2021, que destaca a amamentação como uma medida não farmacológica para redução de dores e desconfortos em crianças, especialmente durante a aplicação de vacinas.

O evento também marca o reconhecimento do Agosto Dourado, um mês dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno. A Semana Mundial de Aleitamento Materno, criada em 1991 pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA), é uma oportunidade para diversos países promoverem informações sobre esse tema fundamental para o desenvolvimento infantil. No Brasil, o mês do Aleitamento Materno foi instituído pela Lei nº 13.435/2017, intensificando ações de conscientização ao longo do mês de agosto.

galeria de imagens

Veja também

Sorriso amplia cuidados e orientação sobre a dengue

SES-MT alerta sobre importância da testagem rápida contra o HIV

Saúde anuncia R$ 9,8 bi para adaptar SUS a mudanças climáticas

UBS do Mário Raiter recebe ação de multivacinação nesta terça

Entrevista destaca a importância da prevenção no Novembro Azul para a saúde do homem

SES realiza captação de múltiplos órgãos no Hospital Regional de Sinop