Mato Grosso registra a menor taxa de desemprego dos últimos dez anos: 3%

O estado de Mato Grosso comemora um marco significativo no cenário econômico, com a divulgação do mais recente relatório da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado registrou a menor taxa de desemprego dos últimos 10 anos, marcando um índice de desocupação de apenas 3% no segundo trimestre de 2023.

De acordo com o relatório, Mato Grosso alcançou essa conquista após uma notável evolução de 4,5% de desemprego no primeiro trimestre do ano para os atuais 3%. O estado obteve a segunda melhor colocação a nível nacional, ficando atrás somente de Rondônia, que alcançou um índice de 2,4% de desocupação.

Além disso, Mato Grosso se destaca por ser a região que mais cresceu percentualmente em termos de geração de empregos nos primeiros seis meses do ano, atingindo uma elevação de 4,81%.

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, expressou sua satisfação com essa notícia encorajadora. Ele destacou que mais de 40 mil novos empregos foram criados durante o primeiro semestre, muitos deles no setor da construção civil, impulsionados pelas obras em andamento em todo o estado.

Mendes atribuiu essa conquista a uma série de medidas adotadas pela gestão atual, que tornaram Mato Grosso atrativo para novos investimentos e, por consequência, para a geração de empregos. Algumas dessas ações incluem a redução de mais de 140 impostos e taxas, agilidade na concessão de benefícios fiscais, redução de burocracia, maior celeridade na análise de licenças ambientais e cadastros rurais ambientais. Além disso, o estado recuperou sua credibilidade perante fornecedores e investidores devido a uma gestão fiscal notável.

O governador parabenizou a colaboração de empreendedores, servidores públicos e todos os que contribuíram para a realização dessa conquista, destacando a construção de uma história brilhante para o estado.

Veja também

Programa da Sedec monitora 1,5 mil locais turísticos de MT para melhorar serviços prestados aos visitantes

Chuvas diminuem no RS, mas frio intenso e elevação do Guaíba preocupam

Médico Sorrisense fala da experiência atuando como voluntário no Rio Grande do Sul

Provas do Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro

Voluntários de Sorriso organizam 6º caminhão de donativos em feriado solidário

Governo de MT envia 60 toneladas de donativos e reforça equipes no Rio Grande do Sul