Sorriso: alunos da Escola Municipal de Boa Esperança se destacam na primeira fase da OBMEP

Mais de 50 alunos da Escola Municipal de Boa Esperança Professora Millene Simionato alcançaram a nota máxima na primeira fase da Olimpíada Mirim Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A competição, organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), é direcionada a estudantes dos 2º, 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de instituições públicas municipais, estaduais, federais e privadas de todo o Brasil.

A principal meta da OBMEP é estimular e promover o estudo da Matemática no país, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A competição busca garantir acesso a material didático de alta qualidade, promover a difusão da cultura matemática, identificar jovens talentos, valorizar os professores de escolas públicas e promover inclusão social por meio do conhecimento.

A primeira etapa da prova, que consistiu em 15 questões objetivas e classificatórias, ocorreu na última segunda-feira (28). Os resultados foram anunciados nesta quarta-feira (30). Segundo a secretária de Educação, Lúcia Drechsler, esta é a segunda participação dos estudantes da escola na OBMEP.

“Estar diante de desafios que testam o conhecimento matemático é um feito notável para esses alunos. Estamos extremamente orgulhosos dos resultados desta etapa e aguardamos com grande expectativa a segunda fase, confiantes de que os alunos darão o melhor de si para alcançar a pontuação máxima”, ressaltou a secretária.

No total, cerca de 160 alunos dos 2º e 3º anos submeteram-se à avaliação OBMEP Mirim 1, com 30 deles avançando para a próxima fase ao atingirem entre 8 e 15 questões corretas. Além disso, 106 alunos dos 4º e 5º anos participaram da avaliação Mirim 2, na qual 20 alunos foram selecionados ao acertarem entre 9 e 14 questões.

A segunda fase da olimpíada está agendada para o dia 9 de novembro, na própria unidade escolar. Os alunos que se destacarem na competição receberão certificados digitais e medalhas correspondentes aos níveis de pontuação, sendo eles ouro, prata e bronze.

galeria de imagens

Veja também

Governador homenageia estudantes destaques no Enem e no mundial de robótica

Seduc inicia nova etapa do Mais MT Muxirum com adesão de todos os 142 municípios do estado

Projeto da Seciteci com atividades e experiências científicas fica em Sorriso até sexta-feira (9)

Seduc retifica remuneração do concurso público 2025 e critérios de avaliação de títulos

Três em cada 10 brasileiros são analfabetos funcionais

Inscrições de jovens e adultos para Encceja encerram nesta sexta-feira