Quadrilha de roubo de cargas de grãos no sul do estado é alvo de operação da Polícia Civil

A Polícia Civil de Mato Grosso cumpriu, nesta terça-feira (12.09), 12 ordens judiciaisde prisões e de buscas dentro da Operação Gold Capital, coordenada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Rondonópolis, contra uma quadrilha envolvida em roubo de cargas no sul do estado. Dos seis alvos de prisões, cinco foram detidos e em seis endereços cumpridos mandados de buscas e apreensões. Um alvo está foragido.

O nome da operação faz referência ao modo como os envolvidos nas ações criminosas se referiam ou roubo de grãos, um negócio altamente lucrativo.

A investigação da Derf de Rondonópolis apontou que a quadrilha que atuava no roubo de cargas de grãos é liderada por J.G.D.S., de 53 anos. Junto com outros cinco comparsas, eles atuaram no roubo de cargas e receptação. Um deles trabalhava na área de logística de transportes e, a partir de informações privilegiadas, organizava os roubos junto com o líder do grupo.

Com o avanço das investigações, a equipe da Def identificou uma associação criminosa voltada à a delitos como roubo majorado pelo concurso de pessoas, com restrição de liberdade das vítimas e emprego de violência, além de adulteração de sinal identificador de veículo automotor, posse e porte ilegal de arma de fogo.

Roubo violento

A Polícia Civil iniciou a investigação a partir de um roubo de uma carga de 36 toneladas de soja em grão, em março deste ano. O motorista foi abordado por quatro criminosos quando passava por um trecho da BR-163, próximo à administradora do terminal da ferrovia. Ao reduzir para passar em um quebra-molas, a vítima foi rendida pelos criminosos armados e vendada. Em seguida, o motorista foi colocado em um carro e levado a um cativeiro, sendo ameaçado com arma de fogo até a tarde do mesmo dia. Depois, foi retirado da casa e levado até a ponte nova do Rio Vermelho.

A investigação apontou que depois de roubar o veículo, os criminosos desacoplaram o trator do semirreboque e o abandonaram. O semirreboque foi novamente acoplado em outro caminhão, um modelo Iveco, de propriedade do líder da quadrilha e seguiria até Primavera do Leste, destino final da carga roubada. Contudo, o caminhão com a carga foi localizado, abandonado, pela Polícia Militar na cidade de Poxoréu, após o motorista fugir quando os policiais rodoviários abordaram anteriormente um Hiunday Creta que fazia a função de ‘batedor’ e escolta da carga roubada. O veículo Creta está em nome da mãe de um dos investigados na operação.

Durante a investigação, a polícia apurou que as placas do caminhão eram clonadas de um veículo cujo proprietário é da cidade de Sorriso, no norte do estado.

“Apuramos diversos indícios de que J.G. fornece o cavalo trator para ser utilizado na subtração de cargas de grãos, inclusive, com indícios da prática de adulteração de sinal identificador de veículo automotor”, pontuou o delegado Santiago Sanches.

Veja também

Ação de Forças de Segurança prende mulher em MS por morte em Sorriso

Polícia Civil de Sorriso apreende menor de idade por participação na execução de Giovanni

Deputada Amália Barros morre aos 39 anos em São Paulo

Casa do mel é inaugurada em Sorriso com inúmeras variedades de chás e temperos

Pai e filho são presos pela Polícia Civil por estupro de vulnerável e ameaça

Polícia Civil apreende quase 370 tabletes de droga