PF desencadeia Operação Aerium contra o tráfico de drogas por via aérea em MT

A Polícia Federal (PF) lançou nesta quarta-feira (13-09), a Operação Aerium com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas pelo modal aéreo. De acordo com informações da PF, ao longo das investigações, três grandes apreensões foram realizadas, totalizando a quantia impressionante de 1,2 toneladas de cocaína.

A ação envolveu o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão, bem como três mandados de prisão preventiva na cidade de Cacoal, em Rondônia, expedidos pela 5ª Vara Criminal de Alta Floresta.

Durante a investigação, a Polícia Federal conseguiu identificar os líderes do esquema criminoso, bem como os proprietários das aeronaves utilizadas nas operações, além de outros envolvidos no tráfico de drogas. A primeira apreensão ocorreu em março deste ano, na cidade de Alta Floresta. Nessa ocasião, um caça A-29 Super Tucano e uma aeronave radar E-99 foram mobilizados para monitorar uma aeronave de pequeno porte que ingressou no espaço aéreo brasileiro sem autorização e sem um plano de voo, sendo detectada pelos radares da Força Aérea Brasileira. A bordo da aeronave, foram encontrados aproximadamente 485 quilogramas de cocaína.

A segunda apreensão foi realizada em abril, quando cerca de 383 quilogramas de cocaína foram localizados nas proximidades de uma pista de pouso situada no município de Pimenteiras do Oeste, em Rondônia. A terceira apreensão aconteceu em maio, entre as cidades de Cacoal e Rolim de Moura, também em Rondônia, nas proximidades da balsa Bravasco, utilizada para a travessia do rio Machado. Nessa ocasião, um homem foi detido com uma carga de 390 quilogramas de cocaína em uma caminhonete. Além da droga, os policiais encontraram um rádio transmissor dentro do veículo.

Todas as operações contaram com o apoio do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) de Mato Grosso e da Polícia Militar de Rondônia. A PF destacou que “as investigações e ações contra o tráfico de drogas continuam, com especial atenção para a prisão dos líderes e o enfraquecimento das organizações criminosas”. A operação Aerium é mais um passo importante na luta contra o tráfico de drogas no Brasil, visando a desarticular redes de narcotraficantes que utilizam métodos sofisticados para realizar suas atividades ilícitas.

Veja também

Sorriso: PM prende suspeito por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no bairro Jardim Carolina

Polícia Civil recupera carga de soja e veículo roubados e localiza motorista em cativeiro

Cavalaria da PM apreende em Sorriso entorpecentes e detém duas pessoas comercializando

Fugitivo do presídio Ahmenon é recapturado após 7 dias

PM recebe reforços e plataforma elevada para segurança na Exporriso 2024

Polícia Civil desarticula tráfico de drogas com a prisão de mais dois traficantes em Nova Mutum