Sorriso: Defesa Civil confirma alerta de onda extrema de calor

A Defesa Civil emitiu um alerta informando sobre uma onda extrema e excepcional de calor que está prestes a atingir vários estados brasileiros nos próximos dias. A previsão é que o Centro-Oeste seja uma das regiões mais afetadas, com temperaturas podendo chegar a impressionantes 45ºC.

Segundo o comunicado, a segunda metade desta semana será caracterizada por uma massa de ar extremamente quente, descrevendo a situação como de “elevado perigo devido à severidade do calor esperado, exigindo atenção das autoridades”.

Embora essa onda de calor afete todas as cinco regiões do país, espera-se que seja mais intensa em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde as temperaturas poderão ultrapassar os 40ºC.

O alerta, válido até às 19h00 de 24 de setembro destaca :”ONDA DE CALOR. Risco a saude. Temperatura 5 graus acima da media, hidrate-se, evite exposicao ao sol. Periodo de 18 a 24/09. Informacoes 193/199. Proteja-se: Siga as orientações da defesa civil local e do plano de contingência municipal. Em caso de emergência, ligue 199 ou 193.

O Sargento Alberto, que coordena a Defesa Civilde Sorriso confirmou o alerta. “Foi confirmado este aumento de temperatura, mas, na verdade para nós não fará muita diferença porque estamos acostumados com o calor. Temos rios e lagos na cidace e nos parques. Temos muitas árvores e o vento. Mas, o que orientamos para as escolas é que não façam atividades físicas ao ar livre e que todos se hidratem bem, ficando em ambientes arejados. Não vemos muito risco à vida, mas caso seja confirmado outro aumento extravagante da temperatura adotaremos outras medidas’, disse.

Segundo ele, a Defesa Civil passa a monitorar a temperatura ambiente para acompanhar de perto a situação.

 

 

Veja também

Onda de frio deve atingir pelo menos sete estados, alerta Inmet

Mãe denuncia filho ao ver chegando em casa com simulacro e ferramentas furtadas

Receita paga nesta segunda maior lote de restituição do IR da história

Câmeras do Vigia Mais auxiliam na prisão de 55 foragidos da Justiça em Mato Grosso

Polícia Militar apreende 837 quilos de maconha e prende dois homens

Vacinação obrigatória contra a brucelose encerra dia 30 de junho em MT