Comissão de Integração de Ensino e Serviço promove ações em alusão ao Setembro Amarelo em Sorriso

Desde o início desta semana, equipes que fazem parte da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (Cies), vinculada à Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas), têm se unido para promover uma série de ações em apoio ao Setembro Amarelo em diversos locais, incluindo empresas, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da saúde mental.

A programação foi realizada em colaboração com os trabalhadores das empresas Grupo Mônaco, Bayer e Nutribras. Durante os encontros, foram abordados temas como Valorização da Vida, Maturidade Emocional e Nutrição Saudável. A ação contou com o apoio de acadêmicos da Faculdade Anhanguera e da Academia da Saúde, que se uniram para encorajar as pessoas a buscar ajuda quando necessário.

As atividades incluíram palestras, rodas de conversas, dinâmicas, orientações com psicólogos sobre os cuidados com a saúde mental, além do suporte de nutricionistas e educadores físicos, enfatizando a importância da alimentação saudável e da prática de atividades físicas para o bem-estar geral.

Em Sorriso, essas ações ganharam ainda mais relevância após o período da pandemia da Covid-19. Atualmente, o serviço de apoio à saúde mental está disponível em dois locais:

  • O Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME) oferece tratamentos psicológicos e psiquiátricos das 06h30 às 18h30. O AME está localizado na Avenida Brasil, n.º 821, em frente à escola Ivete Lourdes Arenhardt. Os encaminhamentos podem ser solicitados pelos profissionais das Unidades de Saúde da Família até as 17 horas.
  • O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Nova Vida | Maria Zélia da Silva Cosmos, não exige encaminhamento e funciona das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas. A unidade está situada na Rua Adolino Bedin, Jardim América. Para acessar os serviços, basta levar os documentos pessoais e o cartão SUS. O Caps Nova Vida oferece atendimentos individuais e em grupos, tanto para os usuários quanto para seus familiares, por meio de oficinas terapêuticas e acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.

A coordenadora de Educação em Saúde, Silvia Gerhring, destacou a importância dessas ações propositivas para fortalecer o trabalho preventivo. “Precisamos enfrentar essa problemática que afeta muitas pessoas e evitar os agravamentos, sejam eles psicológicos, familiares, sociais, mentais ou comportamentais, que contribuem significativamente para o afastamento do ambiente de trabalho”, ressaltou.

As ações em apoio ao Setembro Amarelo representam um compromisso com a saúde mental da comunidade e são essenciais para promover a conscientização sobre a importância do cuidado e da busca por ajuda quando necessário.

galeria de imagens

Veja também

Sorriso enfrenta aumento preocupante de casos de dengue e Chikungunya

Maio Cinza: conscientização e combate ao Câncer Cerebral

Concurso Público Nacional Unificado é adiado em todo o país por causa das fortes chuvas no Rio Grande do Sul

Pais e responsáveis devem atualizar cadastro escolar nas 647 escolas da rede estadual de ensino

Sorriso: vacina da gripe liberada para todas as idades a partir de 6 meses

Sorriso: Secretário de Saúde afirma que óbito de bebê de 3 meses está sendo investigado