Confira o resultado das eleições para Conselheiros Tutelares em Sorriso

O processo de escolha dos conselheiros tutelares chegou ao fim neste domingo, 1º de outubro, às 17 horas, e por volta das 22h30 do mesmo dia, já estavam definidas as cinco novas lideranças comunitárias que atuarão na preservação dos direitos das crianças e adolescentes durante o pleito 2024/2027. Os novos membros tomarão posse no dia 9 de janeiro de 2024.

O processo eleitoral registrou um total de 2.208 votos válidos e 12 votos nulos, distribuídos entre as dez seções eleitorais, localizadas em nove escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) do município.

“A partir de janeiro do próximo ano, os novos representantes assumirão seus cargos, desempenhando uma função social de grande importância e responsabilidade em nossa sociedade, na preservação dos direitos de nossas crianças e adolescentes”, destacou a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro.

O processo seletivo dos conselheiros tutelares seguiu diversas etapas, incluindo inscrições e apresentação de documentos, prova de conhecimentos específicos, avaliação psicológica e, finalmente, a escolha por voto popular.

Os conselheiros tutelares receberão uma remuneração de R$ 5.400,00, além de um vale-alimentação no valor de R$ 400, horas extras e sobreaviso. Eles atuam como guardiões das crianças e adolescentes, evitando a violação ou ameaça de seus direitos, além de promover o encaminhamento adequado aos pais e responsáveis, mediante termo de responsabilidade, conforme estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Abaixo, os candidatos escolhidos pelo voto popular:

  1. Beatriz do Nascimento Silva – 362 votos
  2. Ana Claudia Mariani Brizola – 359 votos
  3. Morgana B. K. dos Santos – 311 votos
  4. Angela Raimunda de J. F. Costa – 281 votos
  5. Marlene da Cruz Bogo – 171 votos

Os candidatos que ficaram na suplência foram:

  1. Érica – 153 votos
  2. Elisabeth – 136 votos
  3. Elenice – 108 votos
  4. Natanael – 102 votos
  5. Leia de Oliveira – 80 votos
  6. Adriano Grando – 52 votos
  7. Lana – 49 votos
  8. Laura – 33 votos
  9. Dirciane – 08 votos
  10. Jéssica – 03 votos

A seleção dos novos integrantes foi conduzida em parceria entre o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Secretaria de Assistência Social (Semas). O resultado oficial será divulgado no Diário Oficial, conforme informou a presidente do CMDCA, Joeli Gomes.

“Em nome do CMDCA, agradecemos à secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, e ao Ministério Público pela parceria e atuação durante todo o processo de escolha do Conselho Tutelar”, ressaltou.

Veja também

Onda de frio deve atingir pelo menos sete estados, alerta Inmet

Mãe denuncia filho ao ver chegando em casa com simulacro e ferramentas furtadas

Receita paga nesta segunda maior lote de restituição do IR da história

Câmeras do Vigia Mais auxiliam na prisão de 55 foragidos da Justiça em Mato Grosso

Polícia Militar apreende 837 quilos de maconha e prende dois homens

Vacinação obrigatória contra a brucelose encerra dia 30 de junho em MT