O processo de escolha dos conselheiros tutelares chegou ao fim neste domingo, 1º de outubro, às 17 horas, e por volta das 22h30 do mesmo dia, já estavam definidas as cinco novas lideranças comunitárias que atuarão na preservação dos direitos das crianças e adolescentes durante o pleito 2024/2027. Os novos membros tomarão posse no dia 9 de janeiro de 2024.
O processo eleitoral registrou um total de 2.208 votos válidos e 12 votos nulos, distribuídos entre as dez seções eleitorais, localizadas em nove escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) do município.
“A partir de janeiro do próximo ano, os novos representantes assumirão seus cargos, desempenhando uma função social de grande importância e responsabilidade em nossa sociedade, na preservação dos direitos de nossas crianças e adolescentes”, destacou a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro.
O processo seletivo dos conselheiros tutelares seguiu diversas etapas, incluindo inscrições e apresentação de documentos, prova de conhecimentos específicos, avaliação psicológica e, finalmente, a escolha por voto popular.
Os conselheiros tutelares receberão uma remuneração de R$ 5.400,00, além de um vale-alimentação no valor de R$ 400, horas extras e sobreaviso. Eles atuam como guardiões das crianças e adolescentes, evitando a violação ou ameaça de seus direitos, além de promover o encaminhamento adequado aos pais e responsáveis, mediante termo de responsabilidade, conforme estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Abaixo, os candidatos escolhidos pelo voto popular:
- Beatriz do Nascimento Silva – 362 votos
- Ana Claudia Mariani Brizola – 359 votos
- Morgana B. K. dos Santos – 311 votos
- Angela Raimunda de J. F. Costa – 281 votos
- Marlene da Cruz Bogo – 171 votos
Os candidatos que ficaram na suplência foram:
- Érica – 153 votos
- Elisabeth – 136 votos
- Elenice – 108 votos
- Natanael – 102 votos
- Leia de Oliveira – 80 votos
- Adriano Grando – 52 votos
- Lana – 49 votos
- Laura – 33 votos
- Dirciane – 08 votos
- Jéssica – 03 votos
A seleção dos novos integrantes foi conduzida em parceria entre o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Secretaria de Assistência Social (Semas). O resultado oficial será divulgado no Diário Oficial, conforme informou a presidente do CMDCA, Joeli Gomes.
“Em nome do CMDCA, agradecemos à secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, e ao Ministério Público pela parceria e atuação durante todo o processo de escolha do Conselho Tutelar”, ressaltou.