Brasil mais inclusivo será tema da 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência em Sorriso

A Prefeitura Municipal, em colaboração com a Secretaria de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), está se preparando para realizar a 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Este importante evento, cujo tema é “O Cenário Atual e o Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência – Construindo um Brasil mais inclusivo”, acontecerá no dia 19 de outubro no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Sorriso, das 07h às 17h.

A conferência está programada para reunir representantes do governo, da sociedade civil e pessoas com deficiência para discutir os desafios enfrentados e definir prioridades para políticas que promovam a inclusão e combatam o capacitismo. Além disso, o evento visa elaborar propostas que fortaleçam o desenvolvimento de tecnologias assistivas de informação e comunicação nas mídias sociais, com o objetivo de valorizar o protagonismo das pessoas com deficiência e disseminar conhecimentos e informações que promovam a inclusão.

A presidente do CMDPD, Carmem Welter, enfatiza a importância da conferência: “A participação da população, das representações privadas e públicas é essencial para discutirmos políticas públicas que atendam as demandas e os direitos das pessoas com deficiência, que merecem mais amor e atenção. A sociedade deve se unir em prol dessa causa, que é amplamente debatida, mas nem sempre traduzida em ações concretas no dia a dia.”

A conferência abordará questões relacionadas às políticas públicas para pessoas com deficiência em cinco eixos temáticos:

  1. Estratégias para manter e aprimorar o controle social, assegurando a participação das pessoas com deficiência.
  2. Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada.
  3. Financiamento da promoção dos direitos das pessoas com deficiências.
  4. Cidadania e acessibilidade.
  5. Os desafios para a comunicação universal.

As Conferências de Direitos da Pessoa com Deficiência representam espaços de participação ampla e democrática, englobando organizações da sociedade civil, instituições públicas e privadas, conselhos de direitos e outras entidades envolvidas na defesa dos direitos humanos. Esses eventos visam promover a discussão e a articulação de propostas, estratégias e diretrizes para as políticas públicas relacionadas aos direitos das pessoas com deficiência.

A secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, convida a comunidade sorrisense a participar deste importante momento de construção e contribuição para as políticas públicas destinadas às pessoas com deficiência do município, destacando a necessidade de debater e propor melhorias por meio de ideias e diálogos. A conferência promete ser um marco na busca por um Brasil mais inclusivo e igualitário.

Veja também

DNIT sabia que ponte entre Tocantins e Maranhão precisava de reparos

Ponte entre Tocantins e Maranhão desaba; uma morte é confirmada e duas pessoas estão desaparecidas

Queda de avião em Gramado deixa 10 mortos e 17 feridos

Sorriso: incêndio no bairro Industrial destrói barracão que armazenava cavaco de madeira

Procon e Febraban orientam consumidores sobre gastos no fim de ano

Aeroporto de Porto Alegre (RS) já opera sem restrições