A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) do Senado Federal anunciou hoje que planeja realizar uma diligência em Novo Progresso, no estado do Pará, para acompanhar e debater a situação da Ferrogrão, uma ferrovia de grande importância para a região. O requerimento com esse objetivo foi aprovado durante uma reunião deliberativa do colegiado.
O autor do requerimento, o senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), enfatizou que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a partir de setembro a ação que julga a legalidade da construção da Ferrogrão e estabeleceu um prazo de seis meses para a conclusão dos estudos de viabilidade da via férrea. Essa decisão judicial ocorreu em meio a questionamentos sobre a constitucionalidade da Lei 13.452, de 2017, que alterou os limites do Parque Nacional do Jamanxim (PA) para viabilizar um trecho da ferrovia.
Zequinha Marinho destacou que o Ministério dos Transportes já confirmou que não há sobreposição do traçado da ferrovia com terras indígenas e comunidades quilombolas. O senador ressaltou a importância da Ferrogrão como um projeto viável para o Brasil e expressou sua preocupação com a demora na sua implementação. “Enquanto estamos discutindo a construção da Ferrogrão, o mundo já construiu 30 mil quilômetros de ferrovia. Esta é a ferrovia mais viável do Brasil. Esse questionamento feito no STF não tem a menor lógica. Precisamos pressionar e mobilizar a sociedade. A ferrovia vai retirar das estradas uma quantidade significativa de caminhões”, afirmou Zequinha Marinho.
Para a audiência pública em Novo Progresso, foram convidados o prefeito da cidade, Gelson Dill, vereadores, pesquisadores e representantes de produtores rurais. A diligência visa proporcionar um espaço para discussão aberta e transparente sobre a Ferrogrão, bem como para avaliar o andamento do projeto e os desafios enfrentados. A ferrovia é vista como um importante meio de transporte para escoar a produção agrícola da região, reduzindo a dependência de rodovias e promovendo o desenvolvimento econômico.