Depósito municipal de entulhos e galhadas será encerrado em Sorriso

O Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG), conhecido popularmente como “Lixão”, encerrará suas operações em Sorriso no dia 1.º de dezembro. O anúncio oficial foi feito na manhã de hoje (31), pelo Secretário de Agricultura e Meio Ambiente (Samatec), Marcelo Lincoln, aos empresários que fazem uso do local. Esse fechamento é parte de um processo planejado que a administração municipal vem realizando há algum tempo, incluindo o credenciamento de empresas para a destinação correta de resíduos sólidos, aprovado em junho deste ano.

Questionado sobre os custos que as empresas de “disk-entulhos” terão, o prefeito em exercício, Gerson Bicego, explicou que os custos serão os mesmos arcados pela Prefeitura, já que o município também não poderá mais depositar resíduos no DMEG.  “Esse é um processo de mudança, mas é algo que precisamos fazer. O DMEG enfrenta graves problemas, como incêndios que colocam em risco a vida das famílias que vivem nas proximidades”, disse Gerson. “Estamos conscientes de que precisamos mudar essa cultura e oferecer condições de trabalho para aqueles que atualmente buscam seu sustento no ‘Lixão'”, completou.

Para concluir o processo de fechamento do DMEG, a Prefeitura planeja instalar novos pontos de entrega voluntária, conhecidos como PEVs, em locais estratégicos da cidade. Isso permitirá a destinação apropriada de entulhos e resíduos de jardinagem em intervalos entre as coletas regulares de resíduos sólidos, um serviço oferecido gratuitamente pela Prefeitura a cada dois meses em todos os bairros de Sorriso, divididos em oito setores.

Gerson enfatizou a importância da colaboração da população nessa transição, incentivando o uso dos pontos de descarte apropriados e evitando a destinação incorreta de resíduos. Ele destacou que a destinação inadequada de resíduos é considerada crime ambiental de acordo com a Lei 9.605/1998.

O encerramento do DMEG está em conformidade com o Marco Legal do Saneamento Básico, estabelecido em 2020, que exige o fechamento de lixões e locais similares. Além disso, a Administração Municipal está em processo de acordo com o Ministério Público Estadual (MPE) para encerrar definitivamente o uso do DMEG, conforme solicitado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Veja também

Sorriso está entre os municípios que mais geraram empregos em MT nos primeiros cinco meses de 2025

TCU mantém decisão sobre reequilíbrio de pedágio na BR-163 e cobra apuração de valores indevidos

Mulher grávida é agredida pelo companheiro em Sorriso após se recusar a manter relação sexual

Peão que morreu após ser pisoteado por boi em Nova Ubiratã é sepultado no Pará

Sorriso: idoso passa mal após briga familiar e morre em casa no São Domingos

Cresol encerra Plano Safra 24/25 com R$ 13 bi e projeta novo recorde de crédito rural