Depósito municipal de entulhos e galhadas será encerrado em Sorriso

O Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG), conhecido popularmente como “Lixão”, encerrará suas operações em Sorriso no dia 1.º de dezembro. O anúncio oficial foi feito na manhã de hoje (31), pelo Secretário de Agricultura e Meio Ambiente (Samatec), Marcelo Lincoln, aos empresários que fazem uso do local. Esse fechamento é parte de um processo planejado que a administração municipal vem realizando há algum tempo, incluindo o credenciamento de empresas para a destinação correta de resíduos sólidos, aprovado em junho deste ano.

Questionado sobre os custos que as empresas de “disk-entulhos” terão, o prefeito em exercício, Gerson Bicego, explicou que os custos serão os mesmos arcados pela Prefeitura, já que o município também não poderá mais depositar resíduos no DMEG.  “Esse é um processo de mudança, mas é algo que precisamos fazer. O DMEG enfrenta graves problemas, como incêndios que colocam em risco a vida das famílias que vivem nas proximidades”, disse Gerson. “Estamos conscientes de que precisamos mudar essa cultura e oferecer condições de trabalho para aqueles que atualmente buscam seu sustento no ‘Lixão'”, completou.

Para concluir o processo de fechamento do DMEG, a Prefeitura planeja instalar novos pontos de entrega voluntária, conhecidos como PEVs, em locais estratégicos da cidade. Isso permitirá a destinação apropriada de entulhos e resíduos de jardinagem em intervalos entre as coletas regulares de resíduos sólidos, um serviço oferecido gratuitamente pela Prefeitura a cada dois meses em todos os bairros de Sorriso, divididos em oito setores.

Gerson enfatizou a importância da colaboração da população nessa transição, incentivando o uso dos pontos de descarte apropriados e evitando a destinação incorreta de resíduos. Ele destacou que a destinação inadequada de resíduos é considerada crime ambiental de acordo com a Lei 9.605/1998.

O encerramento do DMEG está em conformidade com o Marco Legal do Saneamento Básico, estabelecido em 2020, que exige o fechamento de lixões e locais similares. Além disso, a Administração Municipal está em processo de acordo com o Ministério Público Estadual (MPE) para encerrar definitivamente o uso do DMEG, conforme solicitado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Veja também

Caminhonete roubada há 12 anos é recuperada pela PRF em Sorriso

Sorriso: policiais rodoviários de Sorriso e outras quatro cidades iniciam testes com câmeras corporais

Projeto de castração gratuita de cães e gatos é iniciado em Sorriso

Sorriso: homem morre em desmoronamento em obra de fossa no Morada do Bosque

Prazo para produtores de MT informarem ao Indea estoque de rebanho termina no dia 4 de junho

Nota MT sorteia R$ 900 mil em prêmios nesta quinta-feira (9)