Operação Amazônia: Polícia Civil intensifica combate a crimes ambientais na região

A Polícia Civil divulgou ontem (31), os resultados da Operação Amazônia, realizada nos municípios de Sinop, Cláudia, Marcelândia e Vera, com o objetivo de intensificar o combate a práticas de crimes ambientais, focando especialmente na supressão de vegetação. A ação, que se estendeu do último dia 17 ao dia 27, teve como resultado significativo uma série de ações de fiscalização que visam a preservação do meio ambiente.

No total, a operação resultou em 36 autos de inspeção, infração e apreensão, demonstrando a firme atuação das autoridades na identificação e punição de infratores ambientais. Além disso, foram registrados 17 embargos, três termos de depósito e 16 notificações, refletindo a seriedade da abordagem aplicada.

A ação foi uma colaboração eficaz entre várias agências e instituições comprometidas com a proteção do meio ambiente. Participaram ativamente das operações de combate ao desmatamento ilegal a Polícia Civil, através da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e a Polícia Militar, que mobilizou sua Força Tática para a operação.

A fase mais recente da Operação Amazônia também resultou na apreensão de um veículo trator e duas motosserras, utilizadas na prática criminosa de supressão de vegetação. A presença de oito servidores envolvidos e três viaturas operacionais foi essencial para o sucesso da missão, demonstrando o compromisso das autoridades locais em coibir atividades que prejudicam o ecossistema.

 

Veja também

IFMT Sorriso encerra 2025 com avanços em vagas, novos cursos e investimentos em estrutura

Dr. Ângelo Demarco faz balanço positivo de 2025 e agradece confiança da comunidade sorrisense

“Salvar vidas não tem preço; o investimento vale cada centavo”, afirma governador

Unidades do Detran-MT em todo Estado estarão fechadas no Natal e Ano Novo

Com entrega de +130 km de pista nova, BR-163 chega a 230km de duplicação em 2 anos

PRF lança Operação Rodovida 2025/2026 em Mato Grosso