Lucas do Rio Verde| Mato Grosso| Sorriso

Instituto Nacional de Meteorologia emite alerta de onda de calor para Mato Grosso

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta 4a-feira (08-11), um alerta para a atuação de uma nova onda de calor que se aproxima nos próximos dias. De acordo com os especialistas do instituto, o fenômeno climático afetará principalmente o interior do Brasil, com destaque para o estado de Mato Grosso, onde as temperaturas podem atingir até impressionantes 42º C.

No Norte de Mato Grosso, as cidades mais atingidas pela onda de calor são Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Paranatinga, Sorriso, Tapurah, Brasnorte e Vera. A população dessas áreas deve se preparar para enfrentar condições climáticas adversas e extremamente quentes nos próximos dias.

O aviso de onda de calor de nível amarelo foi emitido pelo Inmet, o que significa que as previsões indicam que as temperaturas, especialmente as máximas, devem ficar 5ºC acima da média durante um período de dois a três dias consecutivos. Essa condição persistente de calor intenso é motivo de preocupação para a população e as autoridades locais.

Segundo as previsões do Inmet, a onda de calor deverá se manter, pelo menos, até meados da próxima semana, embora a área de abrangência do fenômeno possa sofrer algumas alterações ao longo desse período.

O alerta da onda de calor abrange diversas regiões de Mato Grosso, incluindo municípios do Centro-Sul, Nordeste, Sudeste e Sudoeste do estado. Entre as grandes cidades afetadas estão Cáceres, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Cuiabá, Mirassol D’Oeste, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Tangará da Serra, Sapezal e Várzea Grande.

O Inmet reforça a importância de que as pessoas tomem medidas para se protegerem do calor intenso, como manter-se bem hidratadas, evitar a exposição direta ao sol nos horários mais quentes e cuidar de pessoas vulneráveis, como crianças e idosos. Além disso, as autoridades locais estão em alerta e monitorando a situação de perto, buscando minimizar os impactos da onda de calor na população.

 

Veja também

Deputada Amália Barros morre aos 39 anos em São Paulo

Casa do mel é inaugurada em Sorriso com inúmeras variedades de chás e temperos

Pai e filho são presos pela Polícia Civil por estupro de vulnerável e ameaça

Comércio é consumido pelo fogo durante a madrugada em Sorriso

Sorriso: mãe enfrenta júri dia 21 de junho por esquartejar bebê

Campeonato Ibero-Americano de Atletismo começa nesta sexta (10); confira programação