Período proibitivo de queimadas em Mato Grosso é prorrogado até 30 de novembro

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) anunciou a prorrogação do período proibitivo para queimadas no estado até o dia 30 de novembro. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (9) e tem como objetivo enfrentar as condições climáticas propícias às ocorrências de queimadas e incêndios florestais.

De acordo com o documento, as condições climáticas atuais representam um risco significativo para a saúde, qualidade de vida e segurança da população. O uso do fogo em áreas urbanas permanece proibido durante todo o ano, como medida preventiva para evitar incidentes prejudiciais ao meio ambiente e à comunidade.

A Sema-MT esclareceu que o uso do fogo é permitido apenas nas práticas de prevenção e combate a incêndios, como a criação de aceiros e técnicas de contrafogo, desde que realizadas ou supervisionadas por instituições públicas. Durante o período de emergência ambiental, a contratação de brigadistas temporários é autorizada, com o objetivo de auxiliar os bombeiros militares na prevenção e combate aos incêndios nas comunidades mais afetadas.

A decisão leva em consideração a presença de focos de incêndio e as condições climáticas do período. As equipes de combate estão em campo, aguardando a estabilização do período de chuvas para garantir uma resposta eficaz e controlar as situações de emergência. A população é incentivada a colaborar adotando medidas preventivas e denunciando práticas ilegais que possam contribuir para a propagação de incêndios.

Veja também

Ana Luiza, jovem talento de Sorriso encanta com sua voz e dedicação à música

Festa Destaque Empresarial 2024 entra na reta final de preparativos e terá shows nacionais

Câmara aprova novas regras para licenciamento ambiental

Operação investiga grupo ligado a médico acusado de crimes sexuais em Sorriso e outras cidades de MT

TJMT mantém em Sorriso o julgamento de Gilberto dos Anjos por chacina de mulheres

Menina esfaqueada pelo pai em Lucas do Rio Verde recebe alta após 24 dias internada