Audiência pública discute políticas públicas de combate ao fogo no Pantanal e áreas protegidas

O Ministério Público de Mato Grosso, por meio da 15ª Promotoria de Justiça Cível de Defesa do Meio Ambiente Natural da Capital, realizará audiência pública para debater a implementação de políticas públicas para prevenção e combate às queimadas e incêndios florestais nas unidades de conservação do Estado de Mato Grosso, em especial o Parque Estadual Encontro das Águas. O evento será realizado na sexta-feira (17), às 9h, no Auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, com transmissão pela plataforma Teams e canal do MPMT no Youtube.

O ato será presidido pela promotora de Justiça Ana Luiza Avila Peterlini de Souza e contará com a participação de diversas entidades ligadas à defesa do meio ambiente. Dentre elas, a Procuradoria de Justiça da Defesa Ambiental e Ordem Urbanística (PJDEAOU), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), o Comitê Estadual de Gestão do Fogo, a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (DEMA), a Gerência Regional do Parque Estadual Encontro das Águas, além das prefeituras dos municípios de Barão de Melgaço e de Poconé. A sessão é aberta à comunidade externa e a todos os interessados no tema.

Na ocasião, serão debatidas as dificuldades encontradas por essas instituições no enfrentamento às queimadas e incêndios florestais e quais medidas de prevenção e planejamento podem ser tomadas para que haja uma maior implementação de políticas públicas de combate ao fogo. Cada um dos órgãos e autoridades presentes poderá se manifestar por até cinco minutos, limitando-se a uma única fala de um membro de cada entidade.

Após a audiência, a gravação ficará disponível no site do MPMT e as possíveis manifestações poderão ser protocolizadas até o dia 7 de dezembro de 2023, via SIMP, preferencialmente por Peticionamento Eletrônico (https://mpmt.mp.br/transparencia/pagina.php?id=172) ou pelo e-mail sec.civel.extrajudicial@mpmt.mp.br.

Veja também

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Onda de calor se estende até sábado (04) e deve atingir 45 municípios de Mato Grosso

Clube Amigos da Terra avança no projeto de revitalização de nascentes do Rio Lira em Sorriso

Justiça determina limpeza de ferro-velho em Ipiranga do Norte para combate ao Aedes aegypti

MT avança na gestão apropriada de resíduos sólidos, aponta relatório da Sema

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte