Governador critica desrespeito às leis brasileiras e aos produtores e define medidas contra moratória da soja e carne

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, reuniu-se nesta terça-feira (21.11) com prefeitos, deputados, produtores rurais e representantes do agronegócio do estado para discutir e definir medidas firmes contra a moratória da soja e da carne. A ação, proposta pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), proíbe a venda desses produtos de produtores mato-grossenses que legalmente abriram novas áreas de terra a partir de 2008.

Mauro Mendes afirmou que a moratória desrespeita não apenas os cidadãos e produtores regionais, mas também o Código Florestal Brasileiro: “A moratória é um desrespeito contra os produtores e cidadãos mato-grossenses e também contra o Congresso Nacional, pois passa por cima do próprio Código Florestal Brasileiro, que é uma das leis ambientais mais importantes aprovadas nos últimos anos. Essas empresas não estão respeitando isso. Estão usando o poderio econômico que possuem para impor esse mecanismo”.

Diante da recusa das associações em respeitar a legislação ambiental vigente, o governador destacou o compromisso com as entidades e com os quase cem prefeitos presentes, representando a população e a classe produtora. “Vamos tomar algumas medidas para contrapor esse problema. A primeira é fazer um questionamento e chamar as associações para um diálogo. Se não tivermos um acordo, vamos enviar uma lei para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso que retira os incentivos fiscais das empresas signatárias da moratória aqui no Estado. E vamos fazer um debate no Congresso Nacional para mostrar esse desrespeito”, afirmou.

O prefeito de Primavera do Leste e presidente eleito da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin, enfatizou que tanto o grande quanto o pequeno produtor rural serão prejudicados caso a moratória seja aplicada: “Quando se começou a falar de moratória da soja, muitas pessoas achavam que o grande produtor seria beneficiado. Mas a moratória vai inviabilizar economicamente os municípios de Mato Grosso”.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain, ressaltou que a moratória afeta diretamente a soberania do Estado: “Cada vez mais não estão aceitando e admitindo a soberania da nossa legislação, criando situações que impedem a comercialização e os nossos ganhos. Isso afeta diretamente o produtor, mas também a economia dos nossos municípios, do nosso Estado, e nós não podemos admitir”.

O deputado estadual Gilberto Cattani e o presidente da Frente Parlamentar do Agro (FPA), o deputado estadual Dilmar Dal Bosco, reiteraram seu apoio às medidas propostas pelo governador. “A atitude que for tomada em benefício do agro, nós estamos lá para apoiar. Colocamos a Assembleia à disposição”, disse Cattani. Dal Bosco pontuou que o setor produtivo e os poderes precisam se unir contra a moratória: “Nós só queremos o direito e o respeito à legislação. Vamos entrar nessa briga para que o Código Florestal Brasileiro seja respeitado”.

Além do governador e dos deputados, participaram da reunião mais de 80 prefeitos, os secretários de Estado e representantes de diversas entidades ligadas ao agronegócio. O debate sobre as medidas a serem tomadas contra a moratória evidencia a relevância do setor para a economia de Mato Grosso e a necessidade de garantir a sustentabilidade e respeito à legislação vigente.


Governador Mauro Mendes se reúne com prefeitos e produtores rurais de MT para tratar sobre a moratória da soja
Créditos: Mayke Toscano/Secom-MT

 

Veja também

Dia da Consciência Negra foi tema de entrevista no programa A Voz do Povo da Sorriso FM

Instituto +Visão realiza campanha especial neste sábado com exames de vista a preços acessíveis

PM localiza veículo suspeito de ter sido usado em homicídio em Sorriso

Projeto Social Bombeiros do Futuro forma amanhã 103 crianças em Sorriso

Formatura do Proerd acontece em Sorriso e Boa Esperança do Norte

Sicredi Celeiro MT/RR promove Programas de Educação para fortalecer a comunidade