Sorriso recebe aval do Ministério da Saúde para início das operações do SAMU em fevereiro de 2024

O município de Sorriso recebeu, no dia 21 de novembro, a aprovação oficial do Ministério da Saúde para o início das operações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) a partir de 5 de fevereiro de 2024. O “sim” do Ministério veio acompanhado do aceite ao pedido do município para quitar uma suposta ‘dívida’ em relação ao SAMU através da aquisição de duas novas ambulâncias – uma de suporte básico e outra avançado.

Essa decisão implica que, em vez de pagar uma multa de R$ 800 mil, correspondentes a duas ambulâncias recebidas mais de 12 anos atrás, o município obteve autorização para utilizar esse montante na compra de dois novos veículos, já adquiridos, que serão colocados em funcionamento para atender à população. As ambulâncias recebidas anteriormente foram utilizadas antes da efetiva implantação do serviço, resultando na multa emitida pelo Ministério da Saúde.

O secretário de Saúde e Saneamento (Semsas) de Sorriso, Luís Fábio Marchioro, expressou a satisfação com a notícia, afirmando: “Estávamos esperando por esse parecer e ontem, com muita alegria, recebemos essa notícia. Então, hoje reiteramos: sim, o SAMU 192 irá iniciar as operações em Sorriso no dia 5 de fevereiro”.

Enquanto aguardava o parecer do Ministério da Saúde, o município avançou em outras ações essenciais para o início das atividades do SAMU, como a aquisição de uniformes e a preparação de uma base para o serviço, localizada nos fundos do Ambulatório Multiprofissional em Especialidades (AME). “Inclusive, as ambulâncias já estão no AME; estamos agora nos trâmites finais e na contratação de equipes”, acrescentou Luis Fábio.

O prefeito Ari Lafin destacou que, em março, o município já havia recebido a aprovação para as operações do SAMU, faltando apenas o parecer formal do Ministério da Saúde. Na mesma época, Sorriso também conseguiu junto ao Governo Estadual a disponibilização do número 192 para centralizar os chamados telefônicos de emergência. “Hoje estamos muito felizes em ver esse grande projeto que é o SAMU tomando forma; dentro de praticamente dois meses teremos as equipes de salvamento do SAMU auxiliando os bombeiros no trabalho de emergência e urgência”, concluiu o prefeito.

galeria de imagens

Veja também

Dr. Ângelo Demarco faz balanço positivo de 2025 e agradece confiança da comunidade sorrisense

Gripe K: nova variante preocupa OMS e acende alerta global para 2026

Sorriso ultrapassa 110 mil doses de vacinas aplicadas em 2025

Hospital Central do Estado será referência nas cirurgias de casos graves

Nutricionista alerta sobre alergias alimentares e cuidados nas ceias de fim de ano

Hospital Central do Estado terá 278 leitos para atender de graça a população de MT