Divulgado edital para concessão do Centro de Hemodiálise de Sorriso

A Prefeitura de Sorriso, por meio do Departamento de Licitação, está realizando a Concorrência Pública 012/2023, que visa conceder um imóvel público para exploração por pessoa jurídica de direito privado. O objetivo é possibilitar a instalação de uma unidade especializada na operacionalização e gerenciamento de serviços de terapia renal substitutiva (TRS), permitindo, assim, a prestação de serviços de hemodiálise no município.

O prefeito Ari Lafin destacou a importância do serviço de hemodiálise, reconhecendo a alta complexidade do mesmo. Ele ressaltou que, embora não seja de responsabilidade direta do município, a administração local compreende a necessidade dos pacientes que, atualmente, precisam se deslocar para outros municípios em busca desse tratamento vital.

O Centro de Hemodiálise, cujo prédio foi entregue pelo município no ano passado, terá sua operacionalização realizada por uma empresa terceirizada, a ser selecionada por meio do processo licitatório. O secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, explicou que os serviços de alta complexidade, como a hemodiálise, devem ser custeados pelo Ministério da Saúde, mas o município assumirá os pagamentos até a conclusão do processo federal.

O processo licitatório envolve a concessão para operacionalização e gerenciamento dos serviços de TRS pelos próximos 20 anos. Empresas interessadas devem apresentar o maior lance ou oferta para utilizar a estrutura física construída pela Prefeitura. O valor de referência para o certame é de R$ 19.040,00 mensais, totalizando R$ 228.480,00 anuais, como pagamento pelo aluguel da estrutura.

O Centro de Hemodiálise, quando em pleno funcionamento, terá a capacidade de atender via Sistema Único de Saúde (SUS), planos de saúde e pacientes particulares. O secretário de Administração, Estevam Calvo, salientou que o processo de concessão foi retomado após uma visita à unidade em Várzea Grande, proporcionando uma visão prática e mais informações para subsidiar a concessão.

O município de Sorriso, com essa iniciativa, busca melhorar a qualidade de vida dos pacientes que necessitam de tratamento renal substitutivo, facilitando o acesso a esse serviço essencial no próprio município.

Veja também

Homens confessam ter furtado moto de devedor como forma de “pagamento” em Sorriso

Homem é baleado no rosto durante suposta tentativa de assalto no assentamento “Pé no Chão”

Grave acidente entre moto e carro deixa homem em estado crítico em Sorriso

Homem de 38 anos morre em colisão frontal na BR163 em Sorriso

Associação Cantinho da Arte realiza neste sábado a feira “Caminho das Artes” com oficinas e atividades gratuitas em Sorriso

Sorriso sediará baile “Cabelos de Prata” e campeonato estadual de vôlei adaptado para idosos neste fim de semana