A partir de hoje, 1.º de setembro, MEIs são obrigados a emitir Nota Fiscal de Serviços Eletrônica

A partir de hoje, microempreendedores individuais (MEIs) em todo o país estão obrigados a emitir a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) para documentar as operações de prestação de serviços. Esta nova exigência faz parte de uma iniciativa da Receita Federal em parceria com o Sebrae para uniformizar o sistema de emissão de notas fiscais em todo o território nacional.

A NFS-e é um documento digital gerado e armazenado eletronicamente no Ambiente de Dados Nacional pela Receita Federal, e essa mudança tem como objetivo simplificar e padronizar o processo de emissão de notas fiscais para os MEIs.

Inicialmente, o prazo estabelecido para essa obrigatoriedade era 3 de abril, mas foi prorrogado até hoje, 31 de agosto de 2023, para permitir que os MEIs se adequassem ao novo sistema. Desde 1º de janeiro deste ano, a ferramenta já estava disponível para uso, permitindo que os contribuintes pudessem emitir suas notas através do portal gov.br/nfse ou por meio do aplicativo desenvolvido pela Receita Federal.

Para auxiliar os MEIs nesse processo de transição, o Sebrae elaborou um guia passo a passo, e uma linha telefônica de suporte foi disponibilizada pelo número 0800 570 0800 para responder a eventuais dúvidas dos empreendedores.

O técnico do Departamento de Tributação, Marcos Silva, destaca a importância de buscar informações e suporte para se adaptar às novas regras: “O que não pode é ficar com dúvida”. Ele ressalta que tanto o Departamento de Tributação quanto o Centro de Atendimento Empresarial (CAE) de Sorriso estão à disposição para fornecer orientações.

O Departamento de Tributação atende anexo ao Paço Municipal, na Avenida Porto Alegre, n.º 2525, das 7 às 13 horas de segunda a sexta-feira. Já o CAE, que oferece informações sobre a abertura e funcionamento de empresas, está localizado na Avenida Blumenau, anexo à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, bairro Rota do Sol. O CAE também conta com postos de atendimento disponíveis no Ganha Tempo do Centro e da Zona Leste, e para moradores dos distritos de Boa Esperança e Primavera, há postos de atendimento nas subprefeituras dessas localidades.

Para mais informações e suporte, é possível entrar em contato com a equipe do CAE pelo telefone 3545-8381. A Receita Federal espera que essa medida simplifique o processo de emissão de notas fiscais para os MEIs, contribuindo para a regularização e o crescimento desses empreendedores em todo o país.

Veja também

Mato Grosso lidera crescimento industrial em novembro e projeta novo impulso em 2026

Colisão entre carro e moto deixa uma pessoa ferida em Sorriso

Mulher cai em golpe após agendar horário em salão que teve número clonado

Sorriso ganha espaço no setor cinematográfico com produções no município

Polícia Civil prende inquilino que estuprou idosa de quem aluga imóvel em Sinop

Polícia Civil deflagra megaoperação, cumpre 471 mandados e desarticula facção criminosa em Primavera do Leste e região