A partir de hoje, 1.º de setembro, MEIs são obrigados a emitir Nota Fiscal de Serviços Eletrônica

A partir de hoje, microempreendedores individuais (MEIs) em todo o país estão obrigados a emitir a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) para documentar as operações de prestação de serviços. Esta nova exigência faz parte de uma iniciativa da Receita Federal em parceria com o Sebrae para uniformizar o sistema de emissão de notas fiscais em todo o território nacional.

A NFS-e é um documento digital gerado e armazenado eletronicamente no Ambiente de Dados Nacional pela Receita Federal, e essa mudança tem como objetivo simplificar e padronizar o processo de emissão de notas fiscais para os MEIs.

Inicialmente, o prazo estabelecido para essa obrigatoriedade era 3 de abril, mas foi prorrogado até hoje, 31 de agosto de 2023, para permitir que os MEIs se adequassem ao novo sistema. Desde 1º de janeiro deste ano, a ferramenta já estava disponível para uso, permitindo que os contribuintes pudessem emitir suas notas através do portal gov.br/nfse ou por meio do aplicativo desenvolvido pela Receita Federal.

Para auxiliar os MEIs nesse processo de transição, o Sebrae elaborou um guia passo a passo, e uma linha telefônica de suporte foi disponibilizada pelo número 0800 570 0800 para responder a eventuais dúvidas dos empreendedores.

O técnico do Departamento de Tributação, Marcos Silva, destaca a importância de buscar informações e suporte para se adaptar às novas regras: “O que não pode é ficar com dúvida”. Ele ressalta que tanto o Departamento de Tributação quanto o Centro de Atendimento Empresarial (CAE) de Sorriso estão à disposição para fornecer orientações.

O Departamento de Tributação atende anexo ao Paço Municipal, na Avenida Porto Alegre, n.º 2525, das 7 às 13 horas de segunda a sexta-feira. Já o CAE, que oferece informações sobre a abertura e funcionamento de empresas, está localizado na Avenida Blumenau, anexo à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, bairro Rota do Sol. O CAE também conta com postos de atendimento disponíveis no Ganha Tempo do Centro e da Zona Leste, e para moradores dos distritos de Boa Esperança e Primavera, há postos de atendimento nas subprefeituras dessas localidades.

Para mais informações e suporte, é possível entrar em contato com a equipe do CAE pelo telefone 3545-8381. A Receita Federal espera que essa medida simplifique o processo de emissão de notas fiscais para os MEIs, contribuindo para a regularização e o crescimento desses empreendedores em todo o país.

Veja também

Associação Pata Amiga organiza bazar para angariar recursos em prol de animais em situação de vulnerabilidade

Homem morre após levar facada em fazenda na zona rural de Ipiranga do Norte

Sine-MT divulga 2.620 vagas de emprego; Sorriso oferece 131 oportunidades em diversas áreas

Detran alerta para tentativa de golpe usando o programa CNH Social

Olimpíadas da Pessoa Idosa prosseguem até o dia 28 de novembro em Sorriso

Amigos são condenados a 29 e 25 anos por morte de “Xuxa”