A primeira-dama de MT é homenageada com o Prêmio Ruth Marques por suas contribuições na luta contra a violência doméstica

O nome da primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, foi escolhido pelo Conselho Estadual dos Direitos Humanos da Mulher (CEDM/MT) para receber o Prêmio Estadual ‘Ruth Marques Corrêa da Costa’, em reconhecimento à sua dedicação às causas sociais, especialmente no combate à violência doméstica e ao feminicídio no estado, e por sua atuação em levar a voz das mulheres de Mato Grosso além das fronteiras do estado. O prêmio foi anunciado na terça-feira, 13 de agosto, durante a Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas, em Primavera do Leste.

Atualmente, o conselho é presidido pela servidora pública Cenira Evangelista, conselheira representante da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf). Ela destacou que a escolha do nome da primeira-dama Virginia Mendes é inquestionável devido à sua dedicação às causas sociais.

“Dona Virginia tem um olhar diferenciado para as questões sociais, com especial atenção aos temas relacionados às mulheres. Todo o trabalho realizado por ela, especialmente pelo programa SER Família Mulher e a criação da Expedição MT Por Elas, tem levado ações e serviços a lugares distantes do estado. Nossa primeira-dama de MT serve como referência para os municípios, garantindo direitos sociais e transformando a filantropia e a assistência em políticas públicas efetivas”, explicou Cenira.

Virginia Mendes agradeceu o reconhecimento e afirmou que o prêmio aumenta ainda mais sua responsabilidade. “Em nome da presidente Cenira, agradeço a todos no Conselho Estadual. Sou grata a todos pela dedicação às causas em defesa da mulher. Nossa luta é árdua, mas, com união, podemos mudar o contexto atual. Esse prêmio aumenta ainda mais minha responsabilidade; contem comigo sempre”, disse a primeira-dama de MT.

O Prêmio Ruth Marques está em sua 9ª edição e é uma iniciativa do CEDM/MT, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc). Criado na gestão da defensora pública Rosana Leite de Barros, foi instituído pela portaria nº 31/2016. Ruth Marques foi um exemplo de representatividade feminina, dedicando sua vida ao magistério e exercendo a função de diretora da Escola Bernardina Rich por 19 anos, além de supervisionar várias escolas em Cuiabá. Ela também ajudou a criar a Associação de Professores Primários dos Trabalhadores do Ensino Público, deixando um legado de dedicação e amor em tudo o que fez ao longo de sua vida.

Também serão homenageadas a promotora de Justiça Lindinalva Correia Rodrigues, primeira promotora a aplicar a Lei Maria da Penha, e, na categoria ‘In Memoriam’, Elizabeth Aracy Rondon Amarante, neta de Marechal Cândido Rondon, que seguiu o exemplo do avô dedicando sua vida às causas indígenas.

Veja também

Governo federal prepara reforma administrativa: uma das propostas é mudar lei criada há 57 anos

Polícia Militar prende gestante comercializando entorpecentes no bairro São José

Governo dará mais 6 meses para saque de dinheiro esquecido nos bancos

Prefeito nomeia comissão para organizar concurso público da prefeitura de Sinop

Primeira Dama de Mato Grosso assina parceria do Programa SER Família Mulher em Sorriso

Quedas de energia preocupam moradores do Assentamento Jonas Pinheiro em Sorriso