A Voz do Povo: campanha Junho Violeta realiza ações em Sorriso para conscientizar sobre violência contra idosos (vídeo)

O Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa foi comemorado em 15 de junho. E o mês é denominado Junho Violeta, com este propósito. Em Sorriso a Secretaria Municipal de Assistência Social desenvolve ampla programação para refletir sobre a questão.

Silvana Bezerra Milan, coordenadora do Centro de Convivência de Idosos, o CCI de Sorriso, foi ouvida na bancada do programa A Voz do Povo da Sorriso FM sobre o tema nesta quarta-feira (22-06).

Ela lembrou que o Artigo 3 do Estatuto do Idoso destaca que família, comunidade, sociedade e Poder Público tem o dever de assegurar os direitos dos idosos. “Precisamos lembrar todos os dias, porque a violência não acontece só em um mês. A violência tem aumentado bastante em nosso município”, disse.

O tema foi abordado nos CRAS, trabalhando com idosos e familiares e também no próprio CCI. “É importante eles saberem o que é violência. Hoje em dia se fala muito em violência financeira, mas aqui nossos idosos são mais vítimas da violência psicológica”, explicou a coordenadora.

Segundo ela em Sorriso, a maior parte dos casos de violência que chegam às autoridades, são denunciados por amigos de idosos, porque as vítimas têm dificuldades para denunciar. “Eles ficam constrangidos e também com medo, porque estão sendo ameaçados. Tivemos um caso esta semana de uma mãe de 96 anos que sofria violência financeira e não denunciou. Outro filho acabou fazendo a denúncia da violência praticada pelo irmão. Muitos também são os casos de empréstimos consignados. Como o desconto é direto na aposentadoria o idoso fica às vezes até com falta de alimento ou remédio”.

Quando há denúncias são encaminhadas ao CREAS, polícias e Ministério Público. A punição costuma ser rápida, segundo a coordenadora. O telefone para denúncias é o Disque 100.

Silvana ressaltou a importância de filhos e familiares ofertarem atenção e amor aos idosos. “Eles vão para o centro de convivência para praticar atividade física, mas percebemos que tem necessidade de conversar. Temos inclusive reclamações de idosos que usam o transporte coletivo e os adolescentes não cedem o lugar. Jovens ignoram e riem dos idosos. Eles estão cansados, precisam de atenção e ter este olhar com amor”.

Palestra

Ainda como parte da programação da campanha, nesta sexta-feira (24-06) às 14 horas haverá palestra no CCI sobre saúde financeira para os idosos. “Todos estão convidados e como o é a última sexta-feira do mês teremos também a comemoração dos aniversariantes do mês com bolo e matinê”, convidou Silvana.

 

Vídeo da notícia

Veja também

Polos Culturais de Sorriso abrem matrículas e rematrículas para oficinas em 2026

Faculdade Atenas oferta bolsa de estudo integral para curso de medicina

Aberta as inscrições para concurso que deverá escolher prato típico de Sorriso

Secretária de educação de Sorriso esclarece dúvida de pais sobre vale material escolar e transporte gratuito

Sorteada a rifa que ajuda família a comprar carrinho adaptado para o pequeno Davi

Sorriso ganha espaço no setor cinematográfico com produções no município