A Voz do Povo: campanha Junho Violeta realiza ações em Sorriso para conscientizar sobre violência contra idosos (vídeo)

O Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa foi comemorado em 15 de junho. E o mês é denominado Junho Violeta, com este propósito. Em Sorriso a Secretaria Municipal de Assistência Social desenvolve ampla programação para refletir sobre a questão.

Silvana Bezerra Milan, coordenadora do Centro de Convivência de Idosos, o CCI de Sorriso, foi ouvida na bancada do programa A Voz do Povo da Sorriso FM sobre o tema nesta quarta-feira (22-06).

Ela lembrou que o Artigo 3 do Estatuto do Idoso destaca que família, comunidade, sociedade e Poder Público tem o dever de assegurar os direitos dos idosos. “Precisamos lembrar todos os dias, porque a violência não acontece só em um mês. A violência tem aumentado bastante em nosso município”, disse.

O tema foi abordado nos CRAS, trabalhando com idosos e familiares e também no próprio CCI. “É importante eles saberem o que é violência. Hoje em dia se fala muito em violência financeira, mas aqui nossos idosos são mais vítimas da violência psicológica”, explicou a coordenadora.

Segundo ela em Sorriso, a maior parte dos casos de violência que chegam às autoridades, são denunciados por amigos de idosos, porque as vítimas têm dificuldades para denunciar. “Eles ficam constrangidos e também com medo, porque estão sendo ameaçados. Tivemos um caso esta semana de uma mãe de 96 anos que sofria violência financeira e não denunciou. Outro filho acabou fazendo a denúncia da violência praticada pelo irmão. Muitos também são os casos de empréstimos consignados. Como o desconto é direto na aposentadoria o idoso fica às vezes até com falta de alimento ou remédio”.

Quando há denúncias são encaminhadas ao CREAS, polícias e Ministério Público. A punição costuma ser rápida, segundo a coordenadora. O telefone para denúncias é o Disque 100.

Silvana ressaltou a importância de filhos e familiares ofertarem atenção e amor aos idosos. “Eles vão para o centro de convivência para praticar atividade física, mas percebemos que tem necessidade de conversar. Temos inclusive reclamações de idosos que usam o transporte coletivo e os adolescentes não cedem o lugar. Jovens ignoram e riem dos idosos. Eles estão cansados, precisam de atenção e ter este olhar com amor”.

Palestra

Ainda como parte da programação da campanha, nesta sexta-feira (24-06) às 14 horas haverá palestra no CCI sobre saúde financeira para os idosos. “Todos estão convidados e como o é a última sexta-feira do mês teremos também a comemoração dos aniversariantes do mês com bolo e matinê”, convidou Silvana.

 

Vídeo da notícia

Veja também

SENAC Sorriso oferece diversos cursos gratuitos de formação profissional

Idealizador do Grito do Ipiranga fala sobre desafios dos produtores rurais no Programa A Voz do Povo

Primeiro sorteio do IPTU premiado será de R$ 30 mil; para participar é preciso emitir carnê até domingo

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso: PM recupera armas e objetos furtados; suspeito tentou escapar da prisão

Tradicional Quermesse no Santuário de Nossa de Nossa Senhora do Sorriso começa hoje