A Voz do Povo: colheita do mel inicia esta semana em Sorriso; expectativa é superior a 40 toneladas (vídeo)

Para falar sobre o assunto, o programa A Voz do Povo recebeu nesta segunda-feira (06-06) o Apicultor Lidenor Bacca, o Bombeiro Militar Niki Nelson e o Secretário Adjunto de Agricultura e Meio Ambiente Márcio Khun.

O pequeno animal, que vem desaparecendo dos continentes, é responsável pela polinização de 80% dos cultivos do planeta. De acordo com o cientista Albert Einstein, se as abelhas desaparecessem da face da Terra, a espécie humana teria somente mais quatro anos de vida. Isso porque, sem abelhas, não há polinização, ou seja, sem plantas, sem animais, sem homens.

Sorriso registrou há alguns anos, mortandade de abelhas, problema que felizmente não se registra mais na atualidade. “Como não há mais praticamente aplicação de inseticidas nas lavouras, não há mais problemas de mortandade das abelhas”, disse o apicultor Lidenor Bacca.

Segundo ele, 2022 será um ano bom para a produção de mel em Sorriso. “Este ano vai ser um ano bom para a colheita do mel. Ano passado foi atípico, mas este ano deve ser bom. Maio já tivemos uma florada e a partir de agora seguiremos colhendo, possivelmente até dezembro, mas isso é a natureza que determina. A natureza floresce na seca”, explicou.

Segundo o produtor, é difícil fazer uma previsão em relação ao volume que será colhido, mas de 12 a 13 toneladas são esperadas em apenas quatro propriedades de integrantes da associação de apicultores de Sorriso.

Em todo o município, a produção deve ficar este ano entre 40 e 50 toneladas de mel. “Temos no município 46 apicultores que tem caixas de abelhas. E dentro deste processo 510 no assentamento Jonas Pinheiro, 630 nos sítios e caixas e mais de 400 da associação. São mais de 1400 caixas. Há propriedades colhendo em tono de 120 quilos por caixa”, disse Márcio Khun.

O objetivo a partir de agora é reunir todos os produtores sob um mesmo selo de qualidade. “Como temos uma Casa do Mel estamos buscando organizar para que todos tenham o selo de certificação. A nossa Casa do Mel é a única em MT com selo do estado que pode vender para todo o estado. Extamos felizes também porque quando há bom resultado com o mel, nossa natureza está bem. Somos capital do agronegócio e estamos cuidando do meio ambiente”, explicou o Secretário.

Ele relatou ainda que neste ano mais 500 caixas de abelhas serão implementadas em pequenas propriedades. “Estamos também adquirindo um caminhãozinho para buscar as caixas nas propriedades sem perder as abelhas”.

O bombeiro Niki Nelson explicou que em 2019 integrantes da corporação foram capacitados para fazer o manuseio apropriado para resgatar abelhas no meio urbano. Segundo ele, é importante que os enxames sejam retirados da forma correta e encaminhados a produtores rurais.  Sorriso inclusive é referência neste trabalho. “Tem que ter o cuidado no manuseio, porque é muito perigoso. Temos um equipamento criado pelo nosso amigo Valmir, que apelidamos de ‘transformer’, que suga as abelhas, facilitando o nosso trabalho para recolher em segurança as abelhas”, disse o bombeiro.

De 5 a 8 enxames de abelhas são recolhidos em Sorriso por semana. Quem precisar lidar com a situação pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros através do 193.

Vídeo da notícia

Veja também

 Cresol Sorriso realiza Assembleia Geral para prestação de contas na próxima quarta-feira

Paróquia Santa Luzia de Sorriso inicia hoje a programação do Tríduo Pascal

Audiências entre Judiciário e Executivo buscam soluções para questões de interesse público em Sorriso

Sorriso: golpe em compra de motocicleta via redes sociais termina em prejuízo de R$ 7 Mil

Sorriso: corpo de jovem que estava desaparecido é encontrado; foi morto a tiros

Extravasamento de esgoto na rua Topázio é explicado pela Águas de Sorriso