A Voz do Povo: secretário Executivo do Comitê Estadual do Fogo confirma antecipação do período proibitivo

Sobre o assunto, o Secretário Executivo do Comitê Estadual do Fogo, órgão vinculado à SEMA, Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Marco Aurélio Aires da Silva, falou em entrevista ao programa A Voz do Povo na manhã desta quarta-feira (01-06).

Ele destacou que Mato Grosso registrou aumento no número de focos de calor neste ano em relação ao ano passado. “Isso, independente dos índices de chuva. Vimos que, mesmo diante da melhora nos índices de chuva, aumentou o índice de focos de calor”.

Segundo ele, o comitê apresentou um parecer técnico com os dados, provocando o Governo do Estado para que decretasse emergência ambiental de maio a outubro, em virtude do aumento no número de focos de calor. Com o decreto, está antecipado e prolongado o período proibitivo que neste ano vai vigorar de 1º de julho a 30 de outubro. Geralmente era de 15 de julho a 15 de outubro.

O Tenente Coronel explicou que o uso do fogo em tese é proibido sempre. “O uso do fogo é proibido durante o ano todo, exceto propriedades agropastoris que apresentam pedidos à Sema que estabelece planejamento de queima controlada e aí eventualmente é autorizado com recursos para evitar que o fogo fuja do controle. Nenhuma propriedade pode fazer uso do fogo sem autorização e durante o período proibitivo nenhuma autorização será dada. Temos inclusive decreto federal que estabelece multa de mil erais por hectare para áreas de produção agrícola e pecuária e R$ 5 mil por hectare em área de vegetação nativa. Inclusive se tiver uso associado, será acrescido de 50%”.

O plano de ação organizado pelo Governo do Estado prevê a aplicação de R$ 60 milhões de reais em ações de prevenção, combate e responsabilização em relação às queimadas. O recurso possibilitará ter pelo menos 110 equipes em campo, além do efetivo que já atua no setor. “Isso possibilita que cheguemos a vários locais no estado, o que permite dar uma resposta rápida, evitando que haja destruição da fauna e flora do estado”.

O decreto do Governador também autorizou a contratação de brigadistas. “Já estamos contratando 180 brigadistas para nos ajudar nesta tarefa facilitando parcerias com municípios que não tem Corpo de bombeiros para darem também uma resposta rápida”.

Maninho Veículos
LCI Telecom
Programa Estação Sicredi

Vídeo da notícia

Veja também

Diretora_coordenadora_escolacaravagio

A Voz do Povo: Diretora e Coordenadora da Escola Municipal Caravágio falam sobre a merenda escolar na instituição

promotor_marcioflorestan

Projeto Cidadão com Voz e Vez realiza mutirão nesta 6ª-feira no Industrial I e II

Combate aos incêndios no Pantanal, em Poconé

Período proibitivo do fogo em Mato Grosso começa nesta sexta-feira (1º)

berte incendio

Sorriso: equipe do Corpo de Bombeiros combate incêndio em estacionamento de supermercado

LUCIA E NUTRI

A Voz do Povo: qualidade e quantidade da merenda escolar servida em Sorriso foi abordada em entrevista (vídeo)

proibitivo

Período proibitivo do fogo começa em 1º de julho em MT