O programa A Voz do Povo, da Sorriso FM, recebeu nos estúdios nesta terça-feira (07) a assistente social Cladis Petrick e o psicólogo Jhonatan Roos, integrantes da equipe de assistência social do município. Em pauta, o trabalho desenvolvido em Sorriso voltado à pessoa idosa, com destaque para o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) — espaço que se tornou referência por oferecer diversas atividades e promover o bem-estar e a integração social dos participantes.
Nesta semana, em alusão ao Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro, o CCPI realiza uma ação de intergeracionalidade, recebendo a visita de estudantes de várias idades. A proposta é valorizar a troca de experiências entre gerações, permitindo que os idosos compartilhem com as crianças e adolescentes como eram as brincadeiras e brinquedos de antigamente, como as bonecas de milho e de pano, os carrinhos de rolimã e outras formas tradicionais de diversão que marcaram suas infâncias.
Durante a entrevista, Cladis e Jhonatan ressaltaram a importância de fortalecer as políticas públicas voltadas à pessoa idosa, diante das transformações demográficas que o Brasil vem vivenciando. Segundo eles, até 2030, a pirâmide etária deve se inverter, e até 2040, as projeções indicam que 57% da população brasileira terá mais de 45 anos, o que exige maior atenção e planejamento para garantir qualidade de vida, inclusão e respeito a essa parcela crescente da sociedade.