A Voz do Povo: médico ftalmologista alerta para o risco de cegueira causada pelo Glaucoma (vídeo)

A campanha Maio Verde visa alertar para a prevenção ao Glaucoma no mundo. E, nesta quinta-feira, 26 de maio, é celebrado o Dia nacional e dia Internacional de Prevenção ao Glaucoma.

Sobre o assunto, o médico oftalmologista Dr. João Matos falou ao programa A Voz do Povo nesta quarta-feira (25-05).

Segundo ele, o Glaucoma atinge números alarmantes. “No mundo temos mais de 80 milhões de pessoas que são cegas total ou parcialmente por causa do Glaucoma. No Brasil passamos de um milhão. Como a maioria das pessoas não sabe, estes números são muito maiores. O grande problema é que o Glaucoma é silencioso. As lesões aparecem só 10 anos depois. A população que é desassistida, acaba não descobrindo a doença. E só se descobre procurando. A cada dia descobrimos novas pessoas que tem hipertensão intraocular e que vão ter lesões glaucomatosas irreversíveis no futuro”.

Segundo o médico, se não for medida a pressão intraocular, não há como descobrir a doença. “O Glaucoma não é só causado pelo aumento da pressão intraocular. Então, é preciso descobrir se há pressão alterada. Mas, existem pessoas com pressão normal e que acabam desenvolvendo Glaucoma. Há uma série de lesões que acontecem e podem levar à cegueira, que é irreversível. É diferente de uma catarata que se pode recuperar. E a pessoa vai perdendo a visão da periferia para o centro”, explicou.

A melhor forma para manter a saúde dos olhos, prevenindo a ocorrência das lesões que podem levar à cegueira, é fazer o exame completo dos olhos anualmente. “Não é uma consulta apenas para ver o grau dos óculos. Existe uma culpa do governo por não dar assistência a todos. Existe culpa da população que acredita que um exame oftalmológico se resume a ver o grau dos óculos. Há uma série de outros problemas que precisam da atenção. Se todas as pessoas fizessem avaliação oftalmológica anual, 75% dos casos de cegueira não teríamos”.

Vídeo da notícia

Veja também

IFMT Sorriso abre inscrições para concurso público e anuncia novos cursos noturnos a partir de 2026

Carro pega fogo no Jardim Aurora e mobiliza Corpo de Bombeiros em Sorriso

Sorriso promove ações do Novembro Azul com foco na prevenção ao câncer de próstata e na saúde integral do homem

Central Estadual de Transplantes faz captações de fígado, rins e córneas em Nova Mutum e Várzea Grande

Campanha de Cadastro de Doadores de Medula Óssea mobiliza Sorriso nos dias 4 e 5 de novembro

Sala do Empreendedor de Sorriso promove Semana de Regularização do Simples Nacional