A Voz do Povo: Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo fala sobre o Corpus Christi e convida cristãos

O padre Valdir Koch, pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, de Sorriso esteve no programa A Voz do Povo para falar sobre a celebração de Corpus Christi e o significado da data para a igreja católica.

A celebração de Corpus Christi acontece a exatamente 60 dias após a Páscoa, Nessa quinta-feira, 16/06, em Sorriso haverá a celebração da missa no GESP e após a procissão dos fiéis passando pelo tapete.
Os tapetes são tradicionalmente confeccionados de serragem e sal coloridos, empregam nos dias atuais uma gama de materiais, tais como borra de café, areia, flores, farinhas, dentre outros. A tradição católica começou na Europa e foi trazida para o Brasil no século passado.

Qual é o significado do tapete de Corpus Christi?
O simbolismo dos tapetes estendidos na rua, no caminho da procissão, faz parte da história e tradição católica é uma representação da grandeza de Cristo para os fiéis.

Os tapetes de Corpus Christi constituem uma espécie de homenagem a simbologia do sacramento da eucaristia. A prática consiste na confecção de representações de cenas bíblicas, objetos devocionais ou simples temas ornamentais sobre as ruas em que a procissão da Eucaristia passará. Os mais comuns são desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, ao pão e ao cálice. São diversos ícones que fazem ligação com o tema como o cálice, a hóstia, o pão, o vinho e a figura de Nossa Senhora, são representados nas imagens pintadas.

O tapete de Corpus Christi nasce da questão da veneração do amor à eucaristia pelos católicos. Desde há muito tempo é feita essa procissão e se colocou o tapete como forma de lembrar a entrada de Jesus em Jerusalém, onde as crianças e o povo o saudaram, com ramos, com palmas de oliveira.

Vídeo da notícia

galeria de imagens

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal