A Voz do Povo: presidente da Agência de Fomento Desenvolve MT explica como acessar recursos para empreender em Sorriso

Jair Presidente da Agência de Fomento Desenvolve MT falou em entrevista ao programa A Voz do Povo nesta quarta-feira (07-04).  Segundo ele, a agência de fomento é uma instituição financeira do Estado e desenvolve parcerias para que o dinheiro chegue até o cidadão. “Nesse momento da pandemia vimos demanda enorme. Como o emprego ficou difícil tivemos um recorde de empreendedores. Hoje estamos em um momento de retomada. Então, o Governo capitalizou a Agência. Estamos com bastante recursos”, disse.

Os programas que estão em execução e sendo lançados, focam principalmente para o jovem de 18 a 29 anos e para a mulher empreendedora. “Sabemos que as iniciativas dentro de casa viraram a forma de sustentar a família. Todas as áreas em que há possibilidade de desenvolver rentabilidade para a família estão sendo financiadas. E, vale destacar, fugindo um pouco das rígidas normas do Banco Central”, explicou, referindo-se às restrições ao crédito.

Jair destacou que entre 2020 e 2022 houve um recorde, com quase 9 mil solicitações de crédito junto à agência.  Foram liberadas em dois anos 2.617 liberadas até o final do ano passado.

Muitos trabalhadores viraram empreendedores, constituíram suas MEIS e acessaram o crédito. A Agência então viu a necessidade de avançar nas questões das restrições e garantias, para facilitar o acesso ao credito. “Se tiver dívidas fiscais, com energia ou telefone, até 15 mil reais hoje, até 30% do crédito subsidiado pode ser usado para limpar o nome. Fazemos o capital de giro, você leva seus boletos, nós quitamos a dívida e te damos o dinheiro para fomentar a atividade. 40% dos tomadores que não conseguiram acessar o crédito tinham dívidas que antecediam o período da pandemia. Queremos contribuir com aqueles que estão animados com a retomada da economia”, explica o presidente.

Segundo ele, há dinheiro para todos os interessados em empreender. “Até 15 mil reais podem ser conseguidos ao custo de 4,5% ao ano. Temos linhas de financiamento que chegam a até um milhão de reais, mas nosso foco é ajudar os pequenos”, disse.

Leonardo Kozak, Coordenador da Sala do Empreendedor em Sorriso disse que só neste ano mais de mil Micro Empreendedores Individuais de Sorriso deverão ser transformados em microempresas. “E só entrar na página da Desenvolve MT ou junto com a Secretaria, na Sala do Empreendedor, onde estamos à disposição para dar este suporte aos interessados”, disse.

Veja a entrevista na íntegra:

 

Maninho Veículos
LCI Telecom
Programa Estação Sicredi

galeria de imagens

Veja também

ednilson

A Voz do Povo: laudo pericial confirma falsificação de assinaturas na Secretaria de Cidade de Sorriso (vídeo)

lionsclube

A Voz do Povo: Lions Clube realiza triagem oftalmológica do Projeto Visão no próximo domingo em Sorriso (vídeo)

secsaude

A Voz do Povo: coleta de exames para Covid-19 estão sendo feitos nos postos de saúde em Sorriso (vídeo)

0dc8a092-692a-4564-a1d8-aeafdd6dee1e

A Voz do Povo: três homens morrem em troca de tiros com a polícia de Sorriso (vídeo)

homicidio

A voz do Povo: jovem é executado a tiros na Rua Tangará em Sorriso (Vídeo)

pevaldivino

A Voz do Povo: Semana da Família terá extensa programação a partir de domingo (vídeo)