A Voz do Povo: qualidade e quantidade da merenda escolar servida em Sorriso foi abordada em entrevista (vídeo)

A Secretária Lúcia Dreshler e a nutricionista Ligiane Bazzo da Silva integrante da equipe da SEMEC, foram recebidas na bancada do programa A Voz do Povo nesta terça-feira (28-06). O convite foi feito em virtude de informações e reclamações que chegaram ao programa, sobre a merenda escolar na rede municipal de ensino.

A nutricionista explicou que a merenda é ofertada de acordo com o determinado pela resolução 06 de 8 de maio de 2020, do PNAE – programa Nacional de Alimentação Escolar. “Dentro das escolas municipais, para o ensino fundamental, temos que atender no mínimo 20% das necessidades nutricionais dos estudantes e temos superado os 120. Temos que oferecer uma refeição, mas ofertamos o café da manhã para as crianças que estudam cedo e vem de longe. Deixamos disponível leite com achocolatado, biscoito e frutas para se servirem, mas nem todos querem”.

A Secretária Lúcia explicou que a partir de agora nutricionistas farão uma nova avaliação nas escolas. “Vamos verificar se há algum problema e se houver, vamos melhorar. Quero agradecer a quem reclamou porque assim, podemos melhorar. Não vejo que haja desvio de alimentação. O cardápio é seguido, frutas são entregues conforme a necessidade da escola”, disse.

Ela ressaltou que há um cardápio a ser seguido. “Pode ser que a mãe viu a fruta e não estava no cardápio daquele dia. Inclusive as crianças da educação infantil recebem uma porção diária de frutas a mais. Porém, na falta se as crianças comem mais do que o repassado pelas nutricionistas, nós ajustamos e aumentamos.  Todos serão verificados em relação ao café da manhã para aqueles casos em que é recomendado”, explicou.

Entre as recomendações e adaptações dos cardápios está o corte do açúcar para crianças de até três anos. “Nos Cemeis adequamos para cardápio zero açúcar. E nas demais, como o suco é de frutas, já é doce, e conseguimos adequar também” explicou a nutricionista.

Vídeo da notícia

Veja também

Paróquia Santa Luzia de Sorriso inicia hoje a programação do Tríduo Pascal

Igreja Católica inicia celebrações do Tríduo Pascal nesta quinta-feira

Sorriso sedia neste sábado (30) Campeonato de Capoeira Nagô

Vazamento de esgoto em estação elevatória contamina água de rios em Sorriso

Indea de Mato Grosso reforça fiscalizações sobre Comércio de Peixes durante a Semana Santa

Operação policial em Sorriso resulta na prisão de mais um suspeito de homicídio e sequestro