“Ao pensarmos nos que partiram, somos chamados a olhar para a nossa própria vida: como estamos vivendo? O que estamos fazendo com o tempo que temos? Recordar a morte nos lembra da responsabilidade de viver com propósito, amor e fé”, afirmou o sacerdote durante a entrevista.
O programa A Voz do Povo, da Sorriso FM, recebeu na manhã desta sexta-feira (31) o Padre Valdivino, pároco da Paróquia Santa Luzia, para uma conversa especial sobre o Dia de Finados, celebrado neste domingo, 2 de novembro.
O sacerdote destacou que a data, além de feriado nacional, é um momento profundamente religioso para os católicos, reservado à reflexão sobre o mistério da morte e à memória dos entes queridos que já partiram. Segundo ele, o Dia de Finados não é um dia de tristeza, mas de oração, esperança e exercício de fé, lembrando que a vida não se encerra com a morte, mas se transforma, conforme ensina a Igreja Católica.
Padre Valdivino lembrou que é tradição dos fiéis visitar os cemitérios, acender velas e levar flores, como forma de homenagem e expressão de amor àqueles que já se foram. No entanto, reforçou que a data também convida a uma reflexão pessoal:
Ele reforçou ainda que, mesmo caindo em um domingo, o feriado não perde seu caráter espiritual e convida todos os católicos — e também quem não pertence à Igreja, mas valoriza a memória familiar — a dedicar o dia à oração, ao silêncio, à gratidão e à valorização da vida.
No domingo (02), haverá celebrações de missas às 06h30 e 16h30 no Cemitério Municipal de Sorriso.
A Paróquia Santa Luzia terá celebrações especiais no domingo, incluindo momentos de oração no cemitério, fortalecendo a tradição cristã de intercessão pelos falecidos. Veja mais no vídeo.